Estrasburgo

Estrasburgo está localizada na parte leste da França, e é a capital da região conhecida como Alsácia. Fica muito próxima da fronteira com a Alemanha, à esquerda do Rio Reno, e faz parte da rota do vinho devido ao clima favorável para o cultivo de uvas e produção de vinho.

Durante nossa viagem de motorhome pelo Oeste da Alemanha, nós decidimos passar um dia em Estrasburgo, e esse foi o roteiro que fizemos:

Estes foram os lugares que nós visitamos:

Barrage Vauban: trata-se de uma antiga barragem construída em 1686-1690, também conhecida como “Great Lock”, que tinha a capacidade de inundar toda a região sul da cidade, como sistema de defesa em situações de conflito. 

Ponts Couverts de Strasbourg: conjunto de 3 pontes e 4 torres, que faziam parte do sistema de defesa da cidade. As pontes que cruzam os canais, conectam a cidade ao centro histórico, mais precisamente no distrito de Petite France.  

Petite-France: habitado antigamente por pescadores, esse distrito é a referência de Estrasburgo, com casas de faixada muito pitorescas à beira dos diversos canais que passam por ali. É possível fazer passeios de barco pelos canais, e vale muito a pena se perder pelas ruas dessa região da Grande Íle. 

Place Benjamin Six: nessa praça está localizada a United Methodist Churchigreja que surgiu da união de 2 comunidades locais responsáveis pelo Templo de Sião e a Igreja Emmanuel. Existem vários restaurantes nessa praça, com mesas na calcada, onde você pode experimentar comidas locais e drinks diversos.  

Place Kléber: é a maior praça da cidade, onde acontecem eventos e a feira de Natal. No centro está uma estátua (e restos mortais) de Jean-Baptiste Kléber, líder militar da Revolução Francesa que foi assassinado no Cairo em 1800. 

Place Broglie: uma das principais praças de Estrasburgo, tendo em seu entorno edifícios importantes como a Opera House, a Prefeitura, o Palácio do Governo, o Palácio do Prefeito, o Banco da Franca e o Mess building (local onde os militares socializavam, comiam e em alguns casos viviam. 

Place de la République: também muito relevante para a história da cidade, está localizada no bairro conhecido como “Nova Cidade” e é rodeada por monumentos históricos como o Palais du Rhin, a Biblioteca e Universidade Nacional, o Teatro Nacional, o Hôtel des impôts, a Prefeitura e o Aby Warburg Spiral. No centro da praça existe um memorial da guerra representado por uma mulher e seus dois filhos, um que morreu pela Franca e outro pela Alemanha – situação recorrente durante as 2 guerras mundiais. 

Maison Kammerzell: um dos edifícios medievais mais ornamentados e bem preservados da arquitetura gótica, que pertencia ao Sacro Império Romano.  

Catedral de Notre-Dame: impossível passar batido pela catedral, já que até o século 19 era o edifício cristão mais alto do mundo. A fachada é repleta de detalhes, e a torre principal possui 142 metros de altura. 

Palais Rohan: atualmente ocupado por museus, o Palacio Rohan era antigamente residência de uma família nobre francesa, e recebeu visitas de ilustres monarcas como Louis XV, Marie Antoinette, Napoleao e Joséphine, e Charles X. 

Place des Tripiers

No mapa que está no início desse post, em vermelho estão indicados alguns lugares que podem ser incluídos no roteiro:

  • Église Saint-Pierre-le-Jeune 
  • Église réformée Saint-Paul 
  • Church of Saint-Étienne 
  • Place Gutenberg 
  • St. Thomas Church 

Deixe um comentário