Águas Calientes

02 de Abril de 2013 – Terça-feira

Fizemos o check-out no hostel, mas como fizemos uma mala menor somente para pernoite em Águas Calientes, deixamos nossas malas de viagem em um quartinho trancado para buscarmos no retorno de Machu Picchu. Gostamos muito do hostel, então reservamos um quarto melhor por SOL 80 para 03/04.

Às 7h30 a van nos buscou na loja do Sr. Florencio. Ainda esperamos um tempo até conseguir juntar todos que iam na van conosco. Um casal de portugueses e 6 israelenses.

Iniciamos a viagem na mesma estrada que utilizamos para conhecer o Vale Sagrado. A van é um meio muito mais rápido de chegar até a hidrelétrica (lugar onde todos pegam o trem para subir para a cidadela, ou fazem a trilha de 2 horas até lá). Entretanto, o mais rápido com aquele monte de curvas daquela estrada, torna-se totalmente desvantajoso. É extremamente perigoso pois o motorista dirige como um louco, as chances de você passar mal são muito grandes, e o motorista não está nem aí. Depois de Ollantaytambo, um dos israelenses começou a passar muito mal pois as serrinhas ficam cada vez piores, subidas, descidas, barrancos…curvas onde não se enxerga se vem outro carro na outra mão, enfim! Foi o nosso maior arrependimento. Por que não compramos o trem!?!?!? Estávamos mesmo na VAN DA MORTE!!!

 

Como eu disse, um dos israelenses estava passando muito mal, até que não aguentou e pediu para parar. O motorista fingiu que não escutou, e depois de escutar todo mundo reclamando não queria parar de jeito nenhum. Como eles não falavam espanhol, tivemos que brigar com o motorista pra que ele parasse. Depois de muita insistência, finalmente paramos.

O percurso é de 7hs dentro da van, e paramos somente 1 vez para poder usar o banheiro. Almoçamos em Santa Tereza (onde deu confusão, a moça do restaurante não queria dar os almoços que já estavam pagos…). Quando chegamos na Hidrelétrica (às 15h30), nem acreditamos!

Da Hidrelétrica, você tem 2 opções para chegar a Águas Calientes:

  1. Trilha de 2 horas até chegar na cidadela (não tem muita subida)
  2. Trem; são 30 minutos e USD 18/pessoa. O último trem sai às 16h30, então você precisa chegar lá até este horário.

Águas Calientes é uma cidade que cresceu em volta da linha do trem no pé de Machu Picchu, bem bonitinha mas um tanto cara, já que você não tem muitas alternativas de outros lugares.

DSCN1732
Águas Calientes

Assim que chegamos, logo o guia nos levou ao hostel, onde tomamos banho (toalha tinha que ser alugada, SOL 5/pessoa) mas pelo menos o chuveiro era quente. Chegamos mais cedo que as pessoas que fizeram a trilha, então pudemos andarilhar pela feirinha da cidade. Também aproveitamos para já comprar o bilhete do ônibus das 5 horas da manhã, o primeiro que sai de Águas Calientes com destino à cidade antiga.

Fomos jantar junto com o casal de portugueses (e assim como o hostel, também estava incluso no pacote que pagamos), e logo dormimos para nos preparar pro grande dia!

IMG_0198
Jantar com os colegas portugueses
Anúncios

2 comentários

  1. Ola, parabens pelo blog e pelas viagens, muitas informações e fotos legais, eu queria saber sobre o trem da hidreletrica ate aguas calientes, onde voce comprou o ticket ? qual cia ? estou pesquisando e parece que só tem o trecho a partir de ollantaytambo em torno de US$60, obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Fábio! Obrigada pela mensagem. Nós compramos o ticket assim que chegamos na hidrelétrica – em todo o caso, se não tiver mais lugar no trem, é uma trilha de 2 horas até águas calientes – como a cidade fica na base da montanha, a trilha não é tão tensa pelo que conversamos com algumas pessoas que fizeram. Confesso que este valor me parece meio alto, mas não lembro bem quanto pagamos na época.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s