Dhermi e Himara

04/09/2023 – Segunda-feira

O café-da-manhã do hotel começava as 08:00, então conseguimos sair de Berat rumo a Dhermi era por volta de 09:00. Ao longo do caminho tem alguns view points onde você pode parar para observar a paisagem e tirar fotos.

Nós fomos direto para a Drimades beach, apesar de o céu estar um pouco nublado. Foi o tempo de combinar o preço de 10 Euros para aluguel do guarda-sol, dar um mergulho no mar, e logo começou uma chuva muito forte. Por conta da chuva acabamos nem pagando pelo guarda-sol; esperamos um pouco no quiosque tomando uma cerveja e quando diminuiu, a gente foi almoçar em um restaurante grego na Dhermi beach. De estomago cheio, ficamos um pouco ali na beira do mar e seguimos para fazer o check-in.

Nós ficamos hospedados em um tipo de pousada, mas que não está mais ativa no site que busca. Era uma casa com 3 apartamentos que tem cozinha completa. Era bem simples, mas muito aconchegante e com uma grande vantagem: nas proximidades tem uma bica de água natural que vem diretamente da montanha, que foi descoberta a mais de 300 anos atrás pelas famílias que moram ali. Conseguimos repor nossa água potável lá mesmo.

O plano para o dia seguinte era fazer um passeio de barco que sai do píer de Himara: cidade seguinte que fica a aproximadamente 30 minutos de Dhermi, com destino a Gjipe Beach, Pirate Cave e Grama Bay. Consegui combinar tudo pelo whatsapp com a empresa @himara_seas_the_day.

Nós não tínhamos café-da-manhã nessa hospedagem, e precisaríamos preparar um lanche para o passeio de barco, que tem duração de 5 horas e meia e não inclui almoço, então passamos no mercado antes de sair para jantar. Guardamos os mantimentos e seguimos para ver o pôr-do-sol em um beach club pé na areia. A paisagem estava linda demais, mesmo com algumas nuvens no céu.

Depois de alguns Aperols, cerveja e doses, jantamos um Kebab no calçadão na beira da praia.

05/09/2023 – Terça-feira

O combinado era chegar às 09:00 no píer de Himara para o passeio de barco, então acordamos umas 07:00 para 08:30 a gente sair do apartamento. Próximo desse horário, o rapaz me enviou uma mensagem no whatsapp dizendo que todos os passeios de barco foram suspensos devido ao tempo, com provável chuva.

Decidimos então ir para a Gjipe Beach, que é um dos pontos do passeio de barco, mas que pode ser acessada através de uma trilha não muito complicada de 30-40 minutos. Estacionamos no início da trilha (pagamos 300 Lekes) e chegamos na praia às 10:00. Ela é bem bonita, mas o dia realmente estava nublado; ficamos um pouco decepcionados com a sujeira que encontramos lá.

Tinham algumas pessoas acampando na praia, e existe uma infraestrutura de barzinhos bem simples, onde você pode comprar coisas para comer e cerveja geladinha, além do guarda-sol com cadeiras, que não sei exatamente o motivo, mas não tivemos que pagar nada para usar. Ficamos ali durante a manhã, e logo começou a chegar mais gente, deixando a praia mais movimentada mas longe de estar cheia.

Pouco depois do almoço nós seguimos de carro para Himara para conhecer a praia e ver se tinha alguma possibilidade de fazer o passeio de barco no dia seguinte. É meio difícil de estacionar ali nas redondezas, então pagamos 400 Lekes em um estacionamento privado. Curtimos um pouco a praia, tomamos sorvete, caminhamos e voltamos pra Dhermi. Pela previsão do tempo no dia seguinte não conseguiríamos fazer o passeio de barco novamente, mas ficamos de mandar uma mensagem pela manhã.

Eu estava com muita vontade de comer frutos do mar, e encontramos o Camping Paradise Dhermi, que aparecia como uma referência de custo-benefício no Google. Jantamos e depois fomos caminhar calçadão e escutar música dos beach clubs.

Deixe um comentário