Hanoi

01/04/2016 – Sexta-feira

Meu voo de Da Nang foi alterado das 14hs para as 17h20, porém ainda sofreu atraso e saiu de Hanoi só às 18h20. Ele pousou perto das 20hs, e logo peguei um táxi. O cara me deixou no Old Quarter, na entrada da rua onde supostamente estaria meu hotel. Não entendi o que ele me falou, então resolvi descer logo do taxi e seguir até o hotel; achei ele bem rápido – A Dong Hotel.

Já era 21 horas e eu só queria tomar um banho e dormir; eles não estavam achando minha reserva, apesar de eu ter a confirmação do site. Foram bem solícitos, identificaram que foi um problema de comunicação entre o site e o sistema deles, e disseram que iam me levar em um hotel próximo sem custo. Gostaria que isso tivesse acontecido…por “sorte” apareceu um quarto disponível. Os proprietários foram super legais comigo desde o início, mas foi o pior hotel que eu já fiquei na minha vida. Paredes emboloradas, um cheiro insuportável de mofo, lençol sujo, banheiro sujo…não podia ser pior!

Eu desisti de procurar outro lugar porque já era tarde e eu sairia cedo no dia seguinte porque seguiria para Halong Bay.

Jantei um lanche bem meia boca e caro pra caramba. Voltei rápido pro quarto pois estava chovendo, e no dia seguinte o ônibus ia me buscar às 8 horas da manhã no hotel.

02/04/2016 – Sábado

Quando fechei o tour, tinham várias opções: 1 dia, 2 dias, barco 4 estrelas, barco 2 estrelas…optei pelo tour de 2 dias e 1 noite, no barco 4 estrelas. Todas as refeições estão inclusas, exceto as bebidas. A empresa que fechei chamava Oasis Bay.

Como confusão pouca é bobagem, na hora do checkout no A Dong Hotel (maiores detalhes estão no post anterior), a menina disse que eu ainda precisava acertar um valor em aberto. Eu mostrei a minha reserva e disse que não, que estava 100% pago. Depois de uns 5 minutos ela disse que ok e perguntou se eu queria já reservar um quarto para quando voltasse de Halong Bay – agradeci mas disse que na volta não iria mais ficar em Hanoi. Tem algumas coisas que não tem muita explicação…quando fiz a reserva dos hotéis, acabei reservando este hotel para a chegada e outro para a volta e fiquei me questionando se isso fazia sentido. Acabei acertando sem querer!

O ônibus me buscou na porta do hotel, e iniciamos a viagem até Halong Bay. O ônibus era bem conservado e confortável. São 3 horas de viagem e ele faz uma parada em um ponto de apoio, bem bonito e cheio de coisas caras para comprar.

Chegamos era mais de 12h30, então embarcamos e o barco começou a viagem durante o almoço. Um cardápio bem variado de 9 itens que vinham um de cada vez para experimentarmos. Estava bem gostoso.

Como estava nublado, acabei não saindo pro passeio de caiaque. E para ser bem sincera fiquei um pouco decepcionada. Nem tanto pelo tempo nublado, mas a água em Halong Bay é cheia de sujeira. Vi desde sacos plásticos até embalagem de óleo de barco – um pouco triste, já que as paisagens são tão lindas. E ainda fui na época de baixa; imagina quando está na alta temporada?!

Dei uma cochilada no quarto, que ficava no andar de baixo do barco e era bem pequeno. Mas bem limpinho e bem decorado. Um pouco mais tarde fizemos uma aula de culinária, onde aprendemos a fazer o Spring Roll de arroz sem ser frito. Nos caracterizamos com roupas típicas e fizemos uma pequena competição. Foi bem divertido!

04.02_00953

Em seguida jantamos (era muita comida, o tempo todo) e depois saímos no deck para pescar.

03/04/2016 – Domingo

No dia seguinte saímos 7 horas para visitar a caverna. Para chegar até ela são uns 20 minutos no barco menor, e chegando lá você precisa subir 100 degraus até a entrada. Ela é bem bonita por dentro, eles colocaram algumas estruturas de iluminação bem legais.

De lá, voltamos para o barco e fizemos o checkout dos quartos. Comemos o brunch e seguimos na viagem de volta para o Porto. Chegamos próximo do meio-dia, e depois de alguns minutos de espera, embarcamos no ônibus para retornar a Hanoi.

Depois de 3 horas de viagem, cheguei em Hanoi às 16 horas retornando de Halong Bay. Fiz check-in no hotel Hanoi Golden Moon Hotel – muito bem localizado, fica bem próximo do Lago Hoan Kiem, do Teatro das Marionetes na água, e de vários restaurantes. O quarto era meio pequeno, fiquei na cama de solteiro e o box era bem pequeno; apesar disso era bem decorado, limpo, água de cortesia, ar condicionado bom e Wi-Fi pegava tranquilo no quarto e na recepção. O atendimento também é ótimo, recomendo!

Deixei minhas coisas e fui até o teatro ver se conseguia assistir o show de marionetes na água, no Thang Long Water Puppet Theatre. Consegui ingresso para o show que começaria em 20 minutos, então já fiquei por lá para entrar no teatro. Émuito legal esse show; se você estiver em Hanoi, não pode deixar de ir. Tem todos os dias em vários horários – pelo que eu vi só não tem horário de manhã.

Saindo de lá fui caminhar pelo Old Quarter. A partir das 19 horas as barraquinhas são armadas na rua Hang Dao, cheias de souvenirs, roupas, sapatos, maquiagem…dá pra perder bastante tempo por lá pois a rua é bem grande. Enquanto caminhava, encontrei o restaurante Greet Restaurant – comi o macarrão com legumes e frango, e estava uma delicia.

Fiz umas comprinhas e depois voltei para o hotel para tomar um banho e descansar para o dia seguinte.

04/04/2016 – Segunda-feira

Acordei cedo e fui conhecer os principais pontos de Hanoi. Peguei um taxi e fui até o Mausoléu de Ho Chi Minh. Lá é onde está o corpo do grande herói nacional, um dos fundadores do Partido Comunista da Indochina. Por este motivo, a antiga cidade de Saigon foi renomeada, como uma homenagem para a pessoa que levou o Vietnã a caminho da independência, hoje chamada de Ho Chi Minh. Ao lado do Mausoléu, está a One Pillar Pagoda, um símbolo bem importante também para o Vietnã.

Eu olhei no mapa e não pareceu tão distante retornar caminhando até o hotel. A cidade é encantadora, tem bastante movimento, mas os costumes na Ásia sempre me impressionam. Para todo lado que eu olhava, via cenas que até então só tinha visto em filmes.

Depois de 3 km de caminhada, cheguei no hotel e fiz o check-out. Como eu ainda tinha tempo, fiz como nos demais hotéis – deixei a mala lá e fui almoçar. Pra dar um tempo no tempero asiático, resolvi comer um hamburguer e estava muito bom! Peguei a indicação no Tripadvisor, e o restaurante Black Jack era na rua paralela ao meu hotel. Ainda tive tempo de ir até o Ngoc Son Temple, que fica no Lago Hoan Kiem.

Logo chegou o horário de ir para o aeroporto, então o pessoal do hotel chamou um taxi e eu segui viagem. Próxima parada: Laos!

Deixe um comentário