Dicas Albânia

“Albânia???” – essa é a reação de surpresa que grande parte das pessoas teve quando dissemos que iríamos passar 1 semana de férias na Albânia.

Aproveitamos que estamos morando na Alemanha desde Fevereiro de 2023, para passar nossas primeiras férias em algum lugar diferente. O que mais gostamos nas nossas viagens é de ser surpreendidos com culturas, pessoas e experiências diferentes daquilo que esperamos e pesquisamos na internet. Além disso, sair do comum e do mais “popular” pode te levar a lugares que são normalmente mais baratos e mais tranquilos de visitar – daqueles que você não precisa fazer muito esforço para conseguir fotos das paisagens sem ninguém ao fundo (o Felipe agradece, já que eu dou bastante trabalho na hora de tirar fotos).

Encontramos a Albânia por acaso, buscando informação sobre países com praia, que fossem relativamente baratos, e que aceitasse a carteira de habilitação internacional do Brasil caso precisássemos alugar um carro. Esse foi um requisito porque até uma semana antes da viagem, estávamos no processo de tirar nossa habilitação na Alemanha.

A Albânia fica no Sudoeste da Europa, na Península Balcânica, que é separada da Itália pelo Mar Adriático; faz fronteira com Montenegro, Kosovo, Macedônia, e a queridinha do verão europeu: a Grécia. Pelas fotos na internet dava para ver que o mar tinha cores encantadoras, e as praias pareciam muito calmas e bonitas – não foi difícil de nos convencer que valia a pena!

Montamos nosso roteiro da seguinte maneira:

Entretanto enfrentamos alguns dias de neblina e chuva, e acabamos adaptando da seguinte maneira:

Essa é a visão no Google dos lugares que a gente visitou:

Algumas dicas gerais com base na nossa experiência:

• Tenha sempre dinheiro na carteira: pouquíssimos lugares aceitam cartão de crédito, e apesar de alguns lugares aceitarem pagamento em Euros (em dinheiro), muitas vezes cobram uma taxa adicional por isso e/ou convertem por um câmbio mais;
  • Programe o dia da sua chegada: Chegamos bem tarde em Tirana no Sábado, e no Domingo iniciamos nossa viagem – no Domingo não tinha quase nenhum comércio aberto, e demos sorte de encontrar uma casa de câmbio aberta no centro de Tirana para trocar Euros por Lekes;
  • Leve em conta o tempo de deslocamento: decidimos alugar um carro para ter maior flexibilidade, e também para fazer as viagens entre cidades em menos tempo; as estradas são boas, mas bastante sinuosas;
  • Seja flexível (isso vale para qualquer viagem): pegamos 2 dias nublados e 1 com chuva, e estar de carro nos deu a possibilidade de ajustar nosso roteiro e mudar o lugar onde passaríamos o dia sem grandes impactos logísticos. Como pegamos alguns dias de tempo ruim, nós acabamos optando por não fazer Blue Eye para aproveitar mais as praias, já que demandaria um tempo alto de deslocamento e tomaria pouco mais de meio dia no nosso roteiro;
  • Improvise se possível: entre uma cidade e outra, existem várias praias que podem servir de parada durante a viagem – nós não tivemos tempo de fazer isso, mas é uma ótima alternativa para quem está de carro viajando por horas;
  • É possível economizar com refeições: muitos hotéis/pousadas possuem cozinha, com geladeira e inclusive fogão – as coisas no supermercado são muito baratas, e pode ser uma alternativa para quem tem o budget mais curto – existem muitos restaurantes baratos também;
  • Precisa pagar para usar a infraestrutura na praia: você vai encontrar praias públicas, onde poderá escolher livremente onde ficar, entretanto boa parte do espaço é ocupado por bares e restaurantes que cobram pelo uso do guarda-sol e cadeiras (pagamos entre 10-30 Euros) – além disso, dependendo da praia você precisa chegar cedo para conseguir um guarda-sol;
  • Pouco espaço para muita gente: as praias em geral são super pequenas – na primeira semana de Setembro tinha bastante gente, mas estava suportável. Acredito que na alta temporada (Agosto) deve ser bastante desafiador de aproveitar a praia no meio da multidão;
  • Não tem areia na praia! A maior parte das praias é de pedra, e fica muito mais fácil de entrar e sair do mar com os sapatinhos de mergulho. Nós não compramos, mas confesso que eu sofri um pouco – somente em Ksamil fomos em uma praia onde o chão era mais arenoso (isso porque parte das praias de Ksamil são “artificiais”, estruturadas pelos hotéis e restaurantes da região;
  • Avalie bem os passeios de barco: pelas cidades que passamos existem opções de passeio de barco, o único que nos interessou mas que não conseguimos fazer por causa da chuva era em Dhermi/Himara, com destino final em Grama Bay;
  • Se possível, ajude! É muito frequente ter cachorros e gatos nas ruas das cidades e praias, geralmente são muito amigáveis (alguns tem medo), mas com fome e sede – se possível, ajude 😊.

Nós gostamos muito de conhecer a Albânia; é realmente um país muito barato para viajar, tem hospedagens por um valor justo, a comida é boa e barata, dá pra se virar bem com o inglês, e as praias são realmente muito lindas.