Cânion Sussuapara, Cachoeira da Velha e Dunas do Jalapão

Data da viagem: Outubro/2020

Trecho: Ponte Alta > Mateiros

Distância percorrida: 240km

Logo que você sai de Ponta Alta, já tem uma parada para conhecer o Cânion Sussuapara – é um pequeno cânion com paredões de pedra, e ao final você encontra uma pequena cascata que fica mais linda ainda com os raios de sol da manhã. O Cris se programava para sair bem cedo, pra gente ter exclusividade nos lugares que a gente parava…e dava super certo! Foram pouquíssimas as vezes que tivemos que compartilhas os pontos de parada com outras pessoas.

O percurso depois do cânion foi o mais cansativo de toda a viagem; a estrada estava bastante acidentada, e apesar de não ser muito longo, esse pedaço de estrada demorou pra terminar. Depois de mais ou menos 2 horas, chegamos na Prainha do Rio Novo, e novamente éramos os únicos por lá. Ficamos um tempinho por lá, e na hora que outras pessoas começaram a chegar, o Cris nos chamou para um almo-lanche rs. Lá não tem nenhum restaurante, então ele preparou com muito capricho uma mesa com bolacha, biscoito, pão, frios, doces e algumas frutas – destaque para o abacaxi que estava uma delícia!

Voltamos para o carro, e em alguns minutos chegamos na Cachoeira da Velha, que fica pertinho da prainha. Apesar do calor, não é possível entrar na cachoeira devido a força da água.

Pegamos a estrada de novo, e depois de 2 horas de viagem, paramos em uma comunidade quilombola para tomar sorvetes de frutas típicas da região. Experimentamos sorvete de Buriti, Tapioca e Cupuaçu.

Chegamos nas Dunas do Jalapão para ver o pôr-do-sol às 16:00. Essa foi a trilha mais longa que percorremos…deve ter demorado de 7 a 10 minutos para chegar na base das dunas – dali, a subida até o topo demanda mais esforço, e se você é sedentário, pode ser um pouco sofrido. A vista de lá de cima é linda!

Estava escuro quando chegamos em Mateiros. Paramos direto no restaurante para jantar…comida caseira a vontade, acompanhada de degustação de cachaça e Heineken gelada.

No nosso canal do Youtube tem um vídeo resumindo nosso segundo dia no Jalapão – clique aqui para assistir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s