Maras-Moray

01 de Abril de 2013 – Segunda-feira

Fechamos o tour de Maras-Moray no pacote com o Sr. Florencio, e então 9hs ele nos levou até o ônibus que nos levaria até lá.

Fizemos novamente a parada em Chinchero, depois seguimos para Moray. Moray é um antigo laboratório de estudo de agricultura; os Incas simulavam altitudes distintas, excesso ou falta de água para uma mesma cultura (normalmente batata, choclo e quinua). É de cair o queixo, vale muito a pena conhecer.

Depois seguimos para Maras, uma salineira. O grande diferencial é que a água sai da montanha, com muito, mas muito sal! Muito legal também. Dizem que antigamente, cada família era dona de um dos cercados de sal da montanha – famílias pobres eram proprietárias dos menores, enquanto os maiores pertenciam à famílias mais ricas.

Voltamos cedo, chegamos em Cusco por volta das 14h30. Queríamos comer Ceviche que até então não tivemos a oportunidade de experimentar (todos os lugares que encontramos ofereciam o Ceviche por preços abusivos). O Jose, do hostel, nos indicou comer (sem preconceito na mente) no Mercado de San Pedro.

O Mercado de San Pedro é enorme, tem barraquinhas de roupa, artesanato, frutas e comidas diversas. Como é um mercado local, nao é muito organizado e nem muito limpo, mas o Jose disse que era super seguro, e o melhor Ceviche de Cusco. O Ceviche é muito bom! O ideal é ir bem mais cedo para pegar o peixe bem fresquinho, mas naquele horário ainda estava bem gostoso!

Saímos para dar uma volta e compramos as lembrancinhas que queríamos trazer. Mais a noite saímos para jantar no esquema Menu Turístico e depois comemos uma sobremesa muito gostosa em uma padaria próxima a Plaza de Armas. Fomos dormir, ansiosos pro nosso percurso a Águas Calientes!