Tirana e Berat

02/09/2023 – Sábado

Nosso voo saiu às 17:00 de Düsseldorf. Pegamos um voo direto da Air Albania, saindo da Alemanha direto para a Albânia. Chegamos em Tirana as 19:30 e saímos para procurar a loja onde alugamos o carro. Tivemos que caminhar um pouco com as malas porque a agencia ficava do outro lado da avenida, mas não foi tão difícil de achar. Ficamos esperando uns 20-30 minutos pois tinha 2 casais na nossa frente, e tivemos que pagar um valor adicional pelo condutor adicional porque fizemos a reserva no nome do Felipe (que tem a habilitação internacional e a da Alemanha) porém o cartão de crédito estava no meu nome. Pegamos um carro maior do que o que reservamos, mas o ar-condicionado não funcionava.

Em 20 minutos nós chegamos no Hotel Britania, onde resolvemos pernoitar, para não ter que dirigir a noite até Berat. O custo-benefício valeu a pena, já que na diária estava incluído o café-da-manhã, e o quarto era bem espaçoso e confortável.

03/09/2023 – Domingo

Tomamos o café-da-manhã, que era servido em um prato individual, e saímos 8:30 pra buscar um casal de amigos que coincidentemente estava viajando pela Albânia no mesmo período que a gente. Após buscarmos eles no centro da cidade, ficamos procurando uma casa de câmbio para trocar Euros por Lekes, pois no jantar do dia anterior nossos amigos tiveram que pagar uma taxa adicional para pagar a conta em Euros. Por ser Domingo, poucos estabelecimentos estavam abertos, mas conseguimos encontrar uma casa de câmbio e trocar nosso dinheiro.

Iniciamos nossa viagem com destino a Berat. A estrada era boa, e no último posto antes de chegar em Berat abastecemos o carro – 70€ para encher o tanque de diesel, que deu certinho para os 7 dias de viagem (e olha que nós rodamos bastante de carro).

Chegamos em Berat por volta das 11:00 e como era cedo para o check-in, fomos direto de carro para o castelo, fica no topo do bairro de Mangalem. Foi ótimo ter feito isso pois a subida até a entrada era muito íngreme, e fazia muito calor – as pessoas que estavam subindo a pé não pareciam muito felizes. Tem um número de vagas limitado, mas encontramos uma vaga bem rápido. Não precisa pagar para entrar no castelo, que não é tão extenso e tem uma vista incrível da cidade.

Saindo de lá seguimos para o hotel para fazer o check-in, porque estávamos com fome e fazia muito calor. O hotel Butjina Apsus fica na beira do rio que divide os bairros de Mangalem e Górica, a uma curta distância do centrinho com restaurantes; o quarto é bem espaçoso, tem ar-condicionado e a equipe é bem simpática. Deixamos nossas coisas e almoçamos ali do lado, no restaurante Zgara te Dhelpra. Experimentamos nossas primeiras cervejas locais, que lembram muito o tipo de cerveja que temos no Brasil, mais leve do que as cervejas da Alemanha. Depois de comer, ali do lado estava uma das pontes que levam para o bairro Górica, e ficamos caminhando pelas vielas super charmosas.

No centrinho, paramos pra tomar um café e observar um pouco o movimento. Um pouco mais tarde nós voltamos para lá para jantar, e estava bem agitado – a cidade a noite fica linda, com as luzes acesas no morro.