Saranda e Ksamil

07/09/2023 – Quinta-feira

Nós acordamos bem cedinho para conhecer a praia na frente do hotel, já que finalmente o dia prometia ser de sol! Descemos umas 07:30 e a praia estava deserta – aquela região próxima do nosso hotel é muito bonita.

O café começava às 08:00 e comemos muito. Caminhamos até a praia pública, que ficava a 15-20 minutos dali, mas não gostamos muito. Resolvemos voltar e ficar em um guarda-sol ali perto do nosso hotel, para aproveitar o sol e o mar. Pagamos 15 Euros no guarda-sol, e ficamos ali a manha toda – deu preguica de sair para almocar, então comemos um hambúrguer ali mesmo, sempre repondo nossa cerveja no mercadinho que encontramos na noite anterior (ficava a uns 300-400 metros dali).

Saímos de Saranda por volta das 16:30 com destino a Ksamil. Chegamos lá às 17:00, e estava com o trânsito um pouco carregado – provavelmente porque chovia um pouco, então todo mundo decidiu ir embora no mesmo horário. Fizemos check-in no Hotel Esmerald Ksamil, era um apartamento com frigobar, e cozinha mais ou menos completa: tinha pia, um fogareiro de acampamento e cafeteira (que acabamos não usando). A gente tentou dar uma volta nas praias próximas, mas não parou de chover. Passamos rapidamente no supermercado para comprar cerveja e a comida do café-da-manhã.

De noite nós decidimos jantar no Ftelea, um dos restaurantes mais recomendados de Ksamil, e claro que tinha fila. Nós esperamos uns 15 minutos, e logo conseguimos uma mesa – a comida é muito boa, apesar de ter me decepcionado com o risoto, que não era risoto.

08/09/2023 – Sexta-feira

Nosso plano era conhecer Blue Eye no último dia, uma nascente de água muito bonita, com temperatura que varia de 6-10 graus, e que fica em uma aldeia a 50 minutos de Ksamil. Porém, nós perderíamos 2 horas de deslocamento entre ir e voltar, além do sentimento de que os dias nublados e a chuva não permitiram que a gente aproveitasse tanto a praia nos dias anteriores, então decidimos mudar o nosso roteiro.

Escolhemos uma praia em Ksamil, alugamos um guarda-sol por 30 Euros (o mais caro até aqui), e ficamos ali o dia todo. O dia estava lindo e o mar estava muito gostoso.

Compramos nossas bebidas nos mercadinhos fora da praia, almoçamos um Kebab e saímos dali só para tomar um banho e ir para um lugar mais favorável para ver o pôr-do-sol. Foi muito lindo!

Nessa noite, jantamos no pior restaurante de toda a viagem, que ficava próximo do nosso hotel.

09/09/2023 – Sábado

Nosso voo saia de Tirana às 13:40 com destino a Düsseldorf, na Alemanha, então usamos essa última manha toda para deslocamento. De Ksamil a Tirana são 271 km e uma viagem de 4 horas de carro, então saímos às 06:30 para garantir que chegaríamos a tempo de embarcar. Seguimos na estrada, fez muito sol, e fizemos uma parada de 30 minutos às 08:30 para usar o banheiro e tomar café-da-manhã com as coisas que a gente já tinha comprado no mercado.

Chegamos em Tirana às 10:50, e fizemos uma parada no centro para deixar nossos amigos, o que tomou um pouco mais de tempo da viagem (inclusive porque tinha um grande congestionamento), mas conseguimos chegar no aeroporto às 11:30, a tempo de devolver o carro e pegar nosso voo de volta para casa.

Deixe um comentário