Serra do Espírito Santo, Cachoeira do Formiga e Fervedouros: das Macaúbas, do Alecrim e Bela Vista

Data da viagem: Outubro/2020

Trecho: Mateiros > São Felix

Distância percorrida: 220km

Nosso quarto dia no Parque Nacional do Jalapão começou super cedo: saímos da pousada de madrugada, com o objetivo de assistir o nascer do sol do topo da Serra do Espírito Santo. Esse passeio não estava incluso no nosso roteiro, e resolvemos subir praticamente no dia anterior – pagamos R$ 160,00 por pessoa (estávamos em 2 casais).

Normalmente as agências iniciam a subida às 5 horas da manhã, mas como a maior parte do nosso grupo era sedentária, o Cris optou por iniciar mais cedo: saímos da pousada 3 horas da manhã, chegamos no pé da serra às 03:45, e iniciamos a subida às 4 horas da manhã.

Eu não me lembro dos detalhes e nem consegui encontrar a informação exata na internet, mas são aproximadamente 800-1.000 metros de subida, para chegar no topo que está a 200-250 metros acima do nível do mar. Parece pouco, mas a subida tem nível médio a difícil…se você é sedentário, tenha certeza que vai sofrer. Uma alternativa, para aqueles que não querem arriscar, é subir a Serra do Jacurutu: o valor por pessoa é mais em conta e exige menor esforço para chegar no topo.

Confesso que a subida foi relativamente tranquila pra mim, por 2 motivos: (1) eu estava fazendo um treino de 15 minutos todos os dias em casa, (2) nós paramos algumas vezes para descansar nos bancos de pedra que ficam na beira da trilha, pois uma das pessoas que estava conosco passou bem mal.

Demoramos cerca de 1 hora e 15 minutos para chegar no topo – para aqueles mais aventureiros, tem uma trilha que leva até um segundo mirante que tem vista para as Dunas (são 6km ida e volta). Nós optamos por ficar por ali mesmo, e foi ótimo ter saído mais cedo, pois fomos os primeiros a chegar…pegamos um lugar incrível para assistir o nascer do sol!

Eu achei que valeu muito a pena, mas com certeza precisa ter um preparo físico mínimo para não sofrer tanto. A descida foi mais tranquila, porém é necessário cautela para não escorregar – a vista dali de cima é linda demais, fiquei muito impressionada.

Descida da Serra do Espírito Santo

Tomamos café na nossa pousada, e fizemos o check-out para seguir viagem para São Felix. Depois de uns 30km de estrada, chegamos na Cachoeira do Formiga por volta das 08:30 da manhã. Nós fomos privilegiados de ter a cachoeira só pra gente por 1 hora, e confesso que fez toda a diferença! Depois das 09:30 começou a encher de gente…sério, era uma porrada de gente! Nós tínhamos mais tempo pra ficar ali, mas como conseguimos aproveitar bastante antes de a multidão chegar, decidimos sair do meio da aglomeração.

Não viajamos nem 10km e chegamos no Restaurante e Camping Rota 110 – como era cedo, a gente aproveitou o tempo livre para caminhar na propriedade e até tomamos banho no Rio Formiga, que passa por ali 🙂 Logo nós almoçamos, e já estávamos preparados para seguir viagem.

Mergulho do Rio Formiga – Restaurante e Camping Rota 110

Ali pertinho está o Fervedouro das Macaúbas; esse fervedouro estava mais agitado e dividimos com um grupo que tinha chegado antes da gente…depois de uns 30 minutos tivemos que sair para o próximo grupo entrar.

Saindo de lá viajamos uma distância maior de carro, e pouco antes das 15:00 nós chegamos no Fervedouro do Alecrim. Ele foi um dos meus preferidos…a trilha é linda, o fervedouro é enorme e ficamos ali sozinhos por muito tempo (mais ou menos 1 hora).

A nossa última parada era na nossa pousada: Fervedouro e Pousada Bela Vista. É uma pousada super conhecida, e um dos fervedouros mais famosos está lá: Fervedouro Bela Vista. Deixamos nossas coisas no quarto e fomos conhecer o fervedouro. É um fervedouro muito bonito também, grande e bem estruturado…o mais legal é que por estarmos hospedados ali, a gente poderia entrar no fervedouro a noite!!!

Nós descansamos um pouco, jantamos e nos preparamos para entrar no fervedouro. Foi uma experiência única!

No nosso canal do Youtube tem um vídeo resumindo nosso quarto e penúltimo dia no Jalapão – clique aqui para assistir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s