Roteiro Camboja, Vietnã e Laos

Coloquei meus pés pela primeira vez na Ásia em Outubro de 2015 – Tailândia! Um sonho realizado, e quebrando paradigmas: quem fica tanto tempo em um avião?

Eu!!! A distância não era mais um empecilho, e o fato de eu ter voltado de lá com o sentimento de que não tinha sido tempo suficiente, fez com que o planejamento começasse menos de um mês da minha volta da Tailândia.

Mas, vamos ao que interessa! Este post tem o objetivo de mostrar o meu planejamento e contar de uma maneira geral como foram os vôos, quanto gastei e aproveitar para dar algumas dicas.

Antes, aqui vão algumas considerações:

  1. Pesquise bastante! Você vai perceber que cada lugar tem muito a oferecer, e se você for como eu (espírito livre, porém com somente 30 dias de férias), com certeza vai ter que abrir mão de algum tour ou cidade que queria muito conhecer – quanto mais você pesquisar, menos chance de se arrepender!
  2. Visto. A Ásia é longe demais para chegar lá e não poder entrar porque não pesquisou sobre visto. Eu fiz um post sobre o visto para estes países, se quiserem mais detalhes clique aqui.
  3. Idioma. Dá pra se virar muito bem com um inglês básico; e se não der certo, vai na mímica que tá tudo certo!
  4. Transporte. Eu tinha somente 15 dias então priorizei viajar de avião, e não de ônibus. Porém um dos trechos estava com um preço completamente abusivo, então acabei viajando de ônibus (de Phnom Penh no Camboja, para Ho Chi Minh no Vietnã). Foi muito sussa e economizei uma grana!
  5. Câmbio. Nunca troque todo o dinheiro em um mesmo lugar. No aeroporto, troque somente para pagar o taxi ou para alguma emergência, mas antes de trocar o dinheiro, pesquise em algumas casas de câmbio para não ser enganado – eu mesma acabei trocando dólares por dongs, por um câmbio de USD 1 > VND 17.400, sendo que o câmbio normal era de VND 22.200.
  6. Bagagem. Isso vai depender muito do seu perfil, mas você vai concordar comigo quando digo que nem tudo que você leva, você usa. A minha mala para a Tailândia tinha 7 kgs, e a desta viagem tinha 6 kgs – você evita o stress da multidão na esteira, reduz o risco de extravio para zero, além ficar orgulhoso de si mesmo pelo tamanho desapego 🙂 – além do mais, reduz o custo da passagem pois as Cias. aéreas low cost cobram o despacho da bagagem como serviço adicional
  7. Clima. Camboja e Laos têm o clima muito quente, assim como o sul do Vietnã. Porém, saiba que em Hanoi já faz um friozinho de leve – eu não tive que usar blusa, mas dependendo da época do ano é bom levar um casaco.

Este é o mapa com as cidades que visitei.

Este é o roteiro básico, com os horários dos vôos e o tempo que fiquei em cada lugar.

Roteiro_Laos_Camboja_Vietnam
E estes são os hostels/hotéis que fiquei ao longo da viagem – eu fiz todos os comentários no Tripadvisor, Booking e Expedia, mas resumidamente segue aqui:

SIEM REAP

The Siem Reap Hostel

O custo-benefício vale muito a pena. É próximo do Old Market, da Pub Street, de vários restaurantes e do Haven. Tem sempre tuk tuk na porta para tours privados. Os quartos compartilhados são amplos, estão sempre limpos e o ar condicionado funciona bem. O locker custa 1 usd e vale a pena para não deixar as coisas esparramadas pelo quarto. Existe restaurante não muito barato, e do lado tem uma lavanderia que vc paga 1usd por 1kg de roupa.

PHNOM PENH

ST 63 Hostel

Os funcionários me trataram super bem desde o início, apesar da minha dificuldade com o sotaque deles. O meu quarto ficava no terceiro andar, que era um “puxadinho”. As escadas para chegar no quarto eram sem noção, achei bem perigoso de subir e descer no escuro. O quarto era bem amplo e dei sorte de ter ele só pra mim (quarto compartilhado para 6 mulheres). Logo que entrei vi uma barata morta embaixo da cama, o colchão era bem duro e o box estava cheio de cabelo; assim como o tapete do lado de fora do box. A localização é boa pois tem vários restaurantes próximos, mas as ruas são meio escuras. A internet funciona perfeitamente até o segundo andar; quando eu estava no quarto era impossível de usar. Uma vantagem é que eles lavam sua roupa de graça e tem locker sem custo. Por último, me deram o troco errado – foi só um dólar a mais, mas enfim, estava errado e só vi depois que tinha ido embora

HO CHI MINH

Platinum Hotel

O atendimento é excelente, e eles têm uma agência no hotel que fecha os tours para você. O ponto alto é a localização: fica a alguns passos do Ben Thanh Market, e a 15 minutos do War Remnants Museum. Outros pontos turísticos também ficam muito perto, descartando necessidade de taxi. O porém é que o quarto que fiquei era bem pequeno mesmo, se estivesse em 2 pessoas no quarto seria difícil de administrar; e o barulho, pois fica em uma avenida bem movimentada. Super recomendo o hotel, vale a pena!

HOI AN

Eden Homestay

Uma das proprietárias me recebeu na hora do check in me chamando pelo nome. Ajudaram a me localizar no mapa e a organizar os tours. O hotel fica bem perto do centro antigo (no máximo 10 minutos de caminhada), o quarto é gigante, decoração de super bom gosto e a rua nem é tão barulhenta por ficar um pouquinho afastado do centrão – além de ter café da manhã incluído na diária. O meu vôo de retorno mudou de horário (para mais tarde) e eles fizeram a gentileza de deixar eu fazer o check-out mais tarde. O melhor hotel da viagem – recomendo!

HANOI

A Dong Hotel

Fiz a reserva pelo hoteis.com e quando cheguei ela não estava no sistema do hotel. Os proprietários foram bastante pró-ativos e identificaram um problema de comunicação do sistema deles com o site. Eles iam me alocar em outro hotel sem custo…só que de repente apareceu um quarto. Sou bem mente aberta com coisas simples, mas esse hotel foi demais. As paredes todas emboloradas, fiquei com dor de cabeça por causa do cheiro forte de mofo, pia do banheiro com mosquitinhos mortos, lençol sujo, enfim…as fotos do site jamais refletem a realidade. Só não fui embora porque estava chovendo e eu só passaria algumas horas lá. Para completar o desastre, no check-out a menina me disse que eu tinha um valor em aberto, sendo que foi pago integral através do hoteis.com. Depois de uns 5 minutos ela voltou atrás e disse que estava tudo certo – perguntou se eu queria deixar um quarto reservado para o retorno de Halong Bay…claro que não…

HANOI

Hanoi Golden Moon Hotel

O hotel tem um preço mediano, tem elevador, o ar condicionado e wi-fi funcionam no quarto, tem tv e frigobar. O quarto que eu fiquei era com cama de solteiro – pequeno, mas ideal para mim, que mal fiquei no quarto. A decoração é de bom gosto e estava bem limpo. Fica muito próximo do lago e do templo Ngoc Son, além de ficar perto do Night Market também. Recomendo!

LUANG PRABANG

Lao Lu Lodge

Além de ser de muito bom gosto, super bem decorado, o quarto é uma delicia no estilo rústico. Só não avaliei como 5 porque faltou uma tvzinha pros momentos de descanso – apesar que não senti muita falta. O banheiro é ótimo, ar condicionado funciona bem, só o Wi-Fi que é meio instável e não funciona perfeitamente no quarto; mas funciona às vezes. O pessoal do hotel é muito receptivo e me deu todo suporte que precisei.

Estes são os vôos que peguei para fazer os percursos internos:

  • Bangcoc (DMK) > Siem Reap (REP) – Air Asia USD 71
  • Siem Reap (REP) > Phnom Penh (PNH) – Cambodia Angkor Air USD 62
  • Phnom Penh > Ho Chi Minh – Mekong Express USD 14
  • Ho Chi Minh (SGN) > Da Nang (DAD) – Vietjet Air USD 9
  • Da Nang (DAD) > Hanoi (HAN) – Jetstar USD 31
  • Hanoi (HAN) > Luang Prabang (LPQ) – Lao Airlines USD 193
  • Luang Prabang (LPQ) > Bangcoc (DMK) – Air Asia USD 73

Os hostels eu fechei pelo Hostelworld, os hotéis pelo Hoteis.com e Agoda, e os vôos pesquisei todos no Skyscanner. Para definir meu roteiro, pesquisei bastante no Mochileiros.com e nos blogs que estão disponíveis na internet. Com exceção do problema no A Dong Hotel que foi rapidamente solucionado, não tive nenhum imprevisto e nem custo adicional nas reservas que fiz pela internet.

Fazer esta viagem sozinha foi uma experiência muito diferente, mas vamos deixar este assunto para o próximo post!

Deixe um comentário