Hoi An

30/03/2016 – Quarta-feira

Hoi An não tem aeroporto, então é necessário pegar um vôo até Da Nang (aeroporto internacional) e depois um transfer até a cidade de Hoi An.

Quando reservei meu hotel existia a opção de solicitar o transfer com preço fechado. Com aquela desconfiança de não pagar caro, acabei deixando para resolver na hora, e saindo do aeroporto peguei um táxi que deixou o taxímetro correndo.

Foram momentos de muita tensão! O número no taxímetro não parava de aumentar, e sempre precisa multiplicar o valor final por 1.000. Perto do meio do caminho já estava totalizando 2.080.000 dongs (aproximadamente USD 100) – só que eu não sabia que era metade do caminho, então não tinha noção até que número ia chegar.

Na entrada de Hoi An este número já estava nos 4.000.000 dongs e eu completamente atrasada quase pedindo para o taxista me deixar na rua. Chegando na porta do hotel pedi para ele confirmar o valor – que no taxímetro era 4.460. Ele escreveu em uma folha: 460. Eu comecei a rir sozinha; 460.000 dongs, ou seja, USD 20! Paguei com todo o prazer, e eu ainda me dei um recibo adicional de 10.000 dongs que pelo que eu entendi, eu tinha que pagar. Só que fiquei perguntando o motivo, e ele não conseguia me responder porque não falava inglês – ele acabou se irritando e mandou eu descer do taxi (sem pagar esses 10.000 dongs).

Assim que entrei no Eden Homestay, fui recebida pela proprietária pelo nome. Genial! Logo ela me levou até meu quarto, que era enorme, super bem decorado é bem limpo. Tomei um banho, e quando desci ela me explicou todos os pontos turísticos no mapa para que eu me localizasse. O hotel fica a menos de 10 minutos de caminhada do Mercado Central e do Centro Antigo – super fácil de se achar! E para não perder a oportunidade, o meu vôo saindo de Da Nang para Hanoi atrasou, então eles deixaram que eu fizesse o check-out um pouco mais tarde para eu não esperar tanto tempo pelo taxi fora do quarto. Só tenho elogios para este hotel, que foi o melhor da minha viagem!

Acabei jantando bem rápido em uma barraquinha na rua mesmo, pois acordaria às 04 horas da manhã para o tour de My Son.

31/03/2016 – Quinta-feira

05 horas da manhã a van já estava na porta do hotel para me buscar. A idéia era ver o nascer do sol em My Son.

Depois de mais ou menos 1 hora de viagem, chegamos no local – completamente nublado. Missão nascer do sol: fail. Um carrinho nos levou até mais próximo do santuário, e com as explicações do guia fomos andando por lá. É bem interessante mas está bem destruído, então achei mais ou menos esse tour. A sensação foram dois filhotes de cachorro que nos acompanharam por todo o tour – eram praticamente o foco da atenção. Depois de 2 horas lá, voltamos para a cidade.

Fiquei no Centro Antigo, andando pelas lojas e esperando o horário do almoço. Adoro experimentar comida local, então almocei no Mercado Central. Precisa dar um desconto pro ambiente “meio sujo”, mas a comida é uma delícia!

Aqui vale dizer o quanto Hoi An é encantadora! A disposição das lojas, a comida e a gentileza das pessoas…é fenomenal! E sabe do melhor? No centro antigo existe uma rede de Wi-Fi da Viettel liberadíssima para uso de todos que estão nas redondezas. Mandou bem, Hoi An!

Saindo do almoço dei mais uma caminhada, parei em um café e depois voltei para o hotel pois estava morrendo de sono.

Depois de um bom cochilo saí de novo para a cidade e jantei no Blue Dragon. Encontrei com um amigo do Brasil, demos uma volta para ver as lampadas na rua, e esticamos até o Night Market – do outro lado do rio. Ele é apaixonante! São muitas lojas de lampadas na rua, de todos os tamanhos e cores. Meu dedo não parava de disparar milhares de fotos! Já me programei para voltar na manhã seguinte e comprar o máximo de lampadas que eu pudesse.

Nesta região também estão os bares e baladas mais badalados de Hoi An. Sentamos em um dos bares para tomar uma cerveja e trocar dicas, já que estávamos fazendo quase o mesmo roteiro, mas no sentido inverso.

01/04/2016 – Sexta-feira

Como eu tinha planejado na noite anterior, acordei cedo para comprar os meus abajures! Fui a pé, para curtir minhas últimas horas em Hoi An; era 9 horas da manhã e o sol ainda estava tímido – como todas as manhãs em Hoi An.

Chegando lá, as lojas ainda estavam fechadas. Provavelmente porque ficam abertas à noite até bem tarde. Sentei em um café na frente da loja que eu queria fazer as compras – no Vietnã, é muito comum ver somente homens sentados nos cafés (mulheres são minoria, pois eles vêem com maus olhos mulheres que ficam sentadas no café, fumando e bebendo) – uma cultura bem diferente da nossa! Não julgo, e acho interessante aprender a lidar com este tipo de diferença cultural. Enfim, só por volta das 10h30 a loja estava aberta e montada.

Os abajures menores custavam 15.000 dongs (cerca de USD 0,70) e os de tamanho médio custavam 60.000 dongs (aproximadamente USD 2,70). Eu comprei vários e ela me deu um descontinho miséria de 2 dólares. Mas eu saí feliz da vida!

Na volta para o hotel me apaixonei por uma calça. O rapaz ficou de ajustar e me levar no hotel, então tomei um banho e fiquei esperando.

O meu vôo de Da Nang para Hanoi atrasou, então o pessoal do Eden Homestay fez a gentileza de deixar eu fazer o check-out um pouco mais tarde. Novamente, muito solícitos e atenciosos.

Saí para almoçar e logo o rapaz veio me entregar a calça e deu o horário de ir para o aeroporto – peguei um carro privado por USD 15 que o hotel providenciou pra mim (com taxímetro, sairia USD 20). A grande vantagem também foi que ele não tentou fazer com que eu pagasse os 10.000 dongs que todo taxista que vai ou sai do aeroporto tenta fazer a gente pagar.