Puno

29 de Março de 2013 – Sexta-feira

Na rodoviária, o Sr. Alvaro nos buscou (agência de Puno conveniada do Sr. Florêncio) por volta das 5 ou 6 horas da manhã, e nos levou até o hostel. Deixamos nossas malas e nos preparamos pro passeio de barco.

A cidade de Puno é muito feia, não tem origem Inca e só serve como intermédio para o Lago Titicaca.

Às 6h30 a van nos buscou e nos levou até o porto. Pegamos um barco e em 2 horas chegamos nas Ilhas de Uros, onde você pode observar como eles viviam ali antigamente.

Mais 1 hora de barco e chegamos na Ilha Taquile. A ilha é maravilhosa, e é o lugar onde almoçamos. Porém, para chegar no restaurante precisa de muita disposição para uma longa caminhada de aproximadamente 1 hora com muita subida, até chegar na praça central. Essa é uma informação que eles não nos deram antes de chegar lá. Almoçamos nossa primeira trucha (truta), muito boa!

Voltamos para o barco e encaramos mais 3 horas para voltar ao porto. Chegamos no hostel 20hs, onde o Sr. Alvaro nos encontraria para nos explicar sobre Copacabana (o lado boliviano do Lago Titicaca). Estávamos exaustos.

Estava acontecendo uma manifestação em Copacabana, e os ônibus não podiam atravessar a fronteira. O Sr. Alvaro nos disse que poderíamos fazer a pé (9km de caminhada), mas que ele não indicava. Um país que não conhecemos, no meio de uma manifestação…não, logo de cara já dissemos que não faríamos. Pedi então que ele devolvesse nosso dinheiro do hostel, passeio e passagem de ida e volta de Copacabana. Ele disse que não poderia devolver pois já tinham pago tudo adiantado. Tivemos uma discussão bastante complicada, até que eles disseram que poderiam nos dar uma diária a mais em Puno para compensar a diária de Copacabana, e um passeio em Puno (Sillustani) substituindo a Ilha do Sol.

Eu não queria ficar em Puno mais uma noite, e não queria fazer passeio nenhum lá. No fim eu e o Felipe percebemos que seria muito difícil reavermos nosso dinheiro, então topamos fazer o esquema que nos propuseram. Eles nos levaram para a rodoviária para trocarmos a passagem de Puno > Cusco (aquela que o Sr. Florencio não nos entregou com as demais) da noite do dia 31/03 para a manhã do mesmo dia. Pagamos 5 soles cada um para a mudança.

Porém foi neste momento também que eles nos disseram que a passagem de Puno > Copacabana não tinha sido comprada pois as companias de ônibus não estavam vendendo devido à manifestação. Ou seja, eles tinham esta informação desde que fechamos o pacote de Copacabana e não nos falaram nada!

Depois de toda a confusão tomamos um banho e fomos jantar. Esquema Menu Turístico. Puno é uma cidade muito fria a noite (por causa do lago) e muito seca! Então prepare a manteiga de cacau e as roupas de frio caso vá para lá.

30 de Março de 2013 – Sábado

Tomamos café-da-manhã em um estabelecimento parecido com uma padaria (que aliás foi o café mais farto que tomamos no Peru) e estava tudo muito bom! Caminhamos pelo centro, almoçamos e 14hs a van nos buscou para o passeio em Sillustani.

Aproximadamente 1 hora de viagem na van (acho até que foi menos) chegamos em Sillustani. O tour foi bem legal, é um antigo cemitério Inca onde estão localizadas tumbas – algumas muito grandes, outras pequenas. A vista do lugar é impressionante. Estávamos no lugar mais alto até então: 3.800 metros de altitude!

No fim das contas, valeu a pena ter ficado! Nem imaginava que Sillustani existia, e achei bem interessante o tour por lá. Chegamos já era tinha anoitecido, então só saímos para jantar.