Bangcoc e Ayutthaya

04 de Outubro de 2015 – Domingo

Embarcamos em Guarulhos (SP) no vôo da Emirates das 00h05 do dia 03/10/2015 com destino a Bangcoc. Foram 14h45 até a escala em Dubai. Eles serviram 3 refeições (jantar, café-da-manhã e almoço).

Chegamos em Dubai já era noite, e quando descemos do avião já tivemos uma amostra do calor que enfrentaríamos nos próximos 20 dias. A escala era de 6hs, e por causa disso, a Emirates dá um voucher para jantar no aeroporto. No próprio voucher você pode checar quais restaurantes fazem parte deste convênio, e para entrar no clima resolvemos jantar no The Mezzanine (fica próximo ao Portão A2), onde tínhamos opção de 4 buffets: árabe, mediterrâneo, asiático e outro que não me lembro. A comida é bem mais ou menos, e cuidado pois grande parte é apimentada. Você tem direito a uma bebida não alcoólica, o buffet é a vontade e tem algumas sobremesas simples.

Depois disso foi uma longa espera até o horário de seguir viagem. O vôo de conexão saiu às 03h00 da manhã de Dubai com destino a Bangcoc. Nosso vôo chegou no Aeroporto de Suvarnabhumi às 12h30 da tarde (6h30 de vôo). Como não despachamos as malas, já saímos do avião e procuramos pelo Health Control para apresentar o Certificado Internacional de Vacinação da febre amarela; é um processo obrigatório para brasileiros antes de passar pela imigração. Precisa tomar cuidado pois é um balcão bem pequeno. Você preenche um formulário, e já é liberado para passar pela imigração. Por sorte, a fila estava super pequena (contradizendo alguns posts que li antes de viajar, provavalmente por ser baixa temporada). Foi bem rápido, e com o passaporte carimbado, saímos e seguimos a placa do Metro que sai de dentro do aeroporto (Airport Link Rail). A passagem custou 45 bahts/pessoa, e fomos até a estação final, que ainda é longe da Khao San Road – aqui vale citar que ficar próximo à Khao San Road facilitou bastante quando tínhamos que negociar taxi e Tuk-tuk, pois os motoristas tinham maior facilidade para entender para onde queríamos ir.

Chegando na estação Phaya Thai, descemos por dentro de um shopping até a rua – é bem confuso sair do metrô – mas estava chovendo muito nessa hora. Esperamos alguns minutos na frente de um 7 Eleven que fica no térreo do shopping, até conseguirmos pegar um taxi. Antes de entrar, negociamos a viagem por 100 bahts até a Rua Rambuttri – usamos como referência a Khao San Road, que é paralela à rua do hotel que ficamos. O trânsito estava péssimo, e o motorista não falava quase nada de inglês. Foi muito engraçado pois perguntamos se estava chovendo muito ao longo da semana, e ele me entregou um livro com perguntas em inglês, traduzidas para tailândes. Claro que esta pergunta não estava no livro, então desistimos de conversar durante o percurso.

04.001

Chegamos no Rambuttri Village por volta dar 15hs para fazer o check-in. Vale mencionar que alguns hotéis (este é um deles) pedem um depósito de um caução, que você retira quando faz o check-out. Neste hotel não pagamos pelo café-da-manhã.

Hotel Rambuttri

Saímos do hotel por volta das 19hs e fomos para a Khao San Road. Que loucura é aquela rua! Som alto, muita gente, barraca de tudo quanto é coisa, comida, enfim…sentamos em umas mesinhas na rua, e já pedimos um bucket cada um. Pagamos 300 bahts por 2 buckets, o que valeu muito a pena; afinal, é um balde de bebida! Deu pra observar a quantidade de turistas que habitam esta rua a noite: caindo de bêbado, dançando, sóbrios, sozinhos, socializando… Um homem nos abordou vendendo quadros bordados. Eram lindos, e ele estava vendendo por 650 bahts. No meio da empolgação, conseguimos reduzir para 320 bahts e achamos que pagamos um preço super em conta. Mais pra frente vocês vão ver que pagamos caríssimo no quadro (mesmo pensando que em reais, pagamos R$ 32,00).

Para finalizar, bebemos uma cerveja por 110 bahts pra matar o calor, e saímos para comer nosso primeiro Pad Thai com Spring Roll na rua – tudo por 120 bahts. E estava uma delícia!

Na volta pro hotel, lembramos de procurar uma agência para acertar o tour do dia seguinte. Na calçada do hotel que nos hospedamos tinha uma agência e pela praticidade paramos lá mesmo. Tinha lido bastante sobre o tour para Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia; fechamos o tour para lá no dia seguinte.

05 de Outubro de 2015 – Segunda-feira

Existem 2 opções de ir para Ayutthaya: de trem sem contratar nenhum tour, ou de van através de alguma agência. Li muitos relatos onde as pessoas foram de trem sem agência (que é bem mais barato por sinal), e fizeram o tour de bike. Eu sinceramente sempre opto pela praticidade; e chegando lá percebi que o tour de bike não era para mim. O percurso é meio longo e fazia muito calor.

O combinado era estarmos na frente da agência às 7hs da manhã para esperar a van. Como não tínhamos fechado o hotel com café-da-manhã, tomamos café no 7 Eleven que tem bem na esquina da rua do hotel e ficamos alguns minutos lá, junto com algumas outras pessoas que iam para outros tours. Os motoristas passavam, chamavam pelo nome do passeio e se nosso nome estivesse no papel na mão dele, era com ele que seguiríamos viagem. Saímos era quase 7h30, e a van ainda passou para pegar mais gente em outros hotéis/hostels.

Depois de 1 hora de viagem chegamos na antiga capital da Tailândia. O guia que nos acompanharia já estava lá; e olha, não sei se todos os guias são assim ou se demos azar, mas eu não entendia uma palavra do que ele falava. Logo de início, ele começou com a explicação e por maior esforço que eu fizesse, não conseguia entender nenhuma palavra. O Felipe ainda conseguiu entender parte da histórica, mas eu desisti e foquei mais em observar tanto detalhe.

Ao todo foram 5 paradas em pontos de visitação, e o tour é bem legal. Voltamos no final da tarde para Bangcoc (chegamos por volta das 17hs), tomamos um banho, e a noite fomos para Siam conhecer os shoppings.

O Siam Center e o Siam Paragon são muito bonitos, mas para pessoas que querem fazer compras em lojas de marca. O preço é até razoável, mas não ficamos muitos tempo por lá. Em seguida fomos para o MBK – este shopping tem 7 andares, e cada um deles é focado em algum tipo de produto (sapato, roupa, souvenir, etc). Ao invés de lojas, são barraquinhas e os preços dos souvenirs são ótimos! Como estávamos no início da viagem, não compramos nada – já que tínhamos limite de peso de bagagem nos vôos internos.

06 de Outubro de 2015 – Terça-feira

Neste dia não planejamos nada pois seguiríamos no final da tarde para Chiang Mai. Resolvemos acordar cedo para explorar a região dos templos, já que estávamos hospedados muito próximo da região.

Tomamos café-da-manhã no 7 Eleven de novo, e seguimos para lá. É uma boa caminhada, o tempo estava nublado e ajudou a dar uma quebrada no sol. Confesso que com o mapa que tínhamos ficou um pouco difícil de se localizar; com cara de perdidos e um mapa aberto na mão, logo um homem na rua começou a conversar com a gente. Disse que era professor e que naquele dia os templos estavam fechados pela manhã. Pegou nosso mapa e deu umas dicas de outros lugares para conhecer. Li muito sobre golpes dizendo que os templos fecham, mas para o nosso azar, de manhã os templos realmente estavam fechados para visitação. Não sei se realmente era feriado de Buda; mas sei que só podia entrar para fazer meditação.

Passamos pelo Grand Palace e o Wat Pho; avistamos o Wat Arun de longe do outro lado do rio. Foi uma longa caminhada em vão, mas que nos ajudou a planejar o roteiro de visitas no nosso retorno para Bangcoc.

Voltamos para o hotel fazer o check-out, pois tínhamos até 11hs para sair do quarto. Almoçamos em um restaurante pequeno próximo ao Burguer King e em seguida fomos negociar o taxi para o Aeroporto Don Mueang. Este é o segundo aeroporto de Bangcoc, mais antigo e tão longe quanto o Suvarnabhumi. Ainda era 14hs e nosso vôo era somente às 18h10. Isso ajudou na hora de negociar o taxi – pagamos 320 bahts, para um preço inicial de 500 bahts. Tanta antecedência também nos deixou menos preocupados com o trânsito absurdo que pegaríamos para chegar até o aeroporto.

Mesmo com tanto trânsito, chegamos muito cedo no aeroporto. Esperamos umas 3 horas até o horário do nosso vôo. Voamos pela Air Asia (1 hora de vôo), e foi bem tranquilo.

Chegando em Chiang Mai já era noite (por volta das 19hs), pegamos o taxi do aeroporto mesmo (160 bahts)