Dicas Tromso, Sommaroy, Senja – Noruega

Ver a Aurora Boreal não é tão fácil, mas também não é tão difícil assim. Essa é a nossa conclusão depois de passar 6 dias no norte da Noruega.

Nosso planejamento levou em consideração os seguintes fatores, que podem aumentar ou diminuir as chances de você presenciar esse fenômeno incrível e peculiar:

• Viajar para um país/cidade localizado(a) na região do Círculo Polar Ártico – consideramos Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia como possibilidades
  • A época ideal para essa atividade é entre os meses de Setembro e Março, nos demais meses os dias são mais longos e apesar de proporcionarem outras diversas atividades, não são adequados para a caçada à Aurora Boreal
  • Passar o máximo de dias possível, já que o clima é muito instável nessa região – chuva, neve e o céu fica nublado podem dificultam a visibilidade do fenômeno
  • É mais fácil de ver a Aurora Boreal em locais mais remotos, que possuem pouca ou nenhuma influência de luz artificial
  • Seguindo a mesma lógica, não é algo mandatório, mas evitar períodos de lua cheia também aumentam suas chances de ver com mais facilidade as luzes nórdicas

Levando isso em consideração, fizemos nosso planejamento e nos organizamos da seguinte maneira:

• País/Cidade: decidimos viajar para Tromso, na Noruega, pois fiquei bastante curiosa para conhecer a cidade, e percebi que poderíamos aproveitar para conhecer outras cidades mais afastadas, em ilhas próximas (Sommaroy e Senja)
  • Transporte: para poder pernoitar em outras cidades, além de Tromso, decidimos alugar um carro – conseguimos um valor muito bom por reservar com antecedência; no dia que chegamos os valores estavam de 5 a 8x maiores para aluguel no balcão
  • Época: viajamos no final de Fevereiro, mas infelizmente não conseguimos escapar da lua cheia. Viajamos com amigos que não tinham muita flexibilidade para viajar em outro período, mas isso não foi um grande problema no nosso caso
  • Agência: como passamos 6 dias por lá, decidimos contratar o tour de caçada à Aurora quando chegássemos em Tromso, para tentar fazer em um dia com céu limpo. Uma excursão enorme de navio estava na cidade nos mesmos dias que a gente, e não conseguimos agendar o tour no dia que planejamos – tivemos que ajustar um pouco nosso roteiro, e fizemos o tour no último dia. Vale a pena fechar com antecedência
  • Dinheiro: a moeda oficial da Noruega é a Coroa norueguesa (NOK). Grande parte dos lugares aceita cartão de crédito/débito. Meus cartões são do Deutsch Bank (Alemanha), e acabei descobrindo da pior forma que é cobrada uma taxa por transação quando usamos o débito fora da zona do euro – no cartão de crédito não existe taxa adicional. O cartão dos nossos amigos do Brasil, carregado com euros, não cobrou taxa, porém não foi aceito em alguns supermercados
  • Documentação: portadores do passaporte brasileiro não precisam de visto, e podem ficar na Noruega por 90 dias sem necessidade de autorização especial – o passaporte precisa estar válido por pelo menos 3 meses após a data estimada de saída da Noruega

Outra coisa muito importante é levar em consideração que não se trata de uma viagem barata. Claro que você consegue economizar em algumas coisas como por exemplo refeições e transporte local, porém em geral o custo é mais alto que grande parte dos destinos na Europa.

Abaixo está o valor que gastamos nos 6 dias de viagem pelo norte da Noruega – 80% das refeições fizemos comprando as coisas no supermercado e cozinhando no local onde nos hospedamos, mas é possível reduzir um pouco esse valor se você optar por acomodações mais simples (em Senja nós ficamos em um hotel cujo valor da diária é bem acima do que normalmente pagamos).

E esse foi o nosso roteiro, e as cidades onde pernoitamos:

Clique aqui se quiser saber mais detalhes sobre a nossa experiencia pelas cidades que passamos 🙂