Roma

PRIMEIRO DIA

Chegamos em Roma no final da tarde. Mas a ansiosidade sempre aperta, e com mais 2 casais que conhecemos, fomos até a Fontana Di Trevi. O que é aquilo? Linda de morrer, é a maior fonte barroca da Itália com 26 metros de altura e 20 de largura; é um grande marco na história de Roma pois é o ponto final do aqueduto mais antigo que abastecia a cidade com água. De acordo com a história, uma fonte de água pura foi localizada a 22 quilômetros da cidade, que foi levada por um dos aquedutos diretamente para os aposentos de Marco Vipsânio Agripa (general máximo do exército romano), e abasteceu a cidade por mais de 400 anos.

É muito bonita, e ficamos bastante tempo por lá…

DSCN0054
Fontana Di Trevi

Jantamos em uma cantina próxima dali, e voltamos para o hotel para nos preparar para o dia seguinte.

 

SEGUNDO DIA

Um dos destinos mais esperados: Roma! E não podia ser diferente…tanta história que os sítios arqueológicos e aquelas ruas têm pra contar.

Neste dia, fizemos um rápido City tour pelos principais pontos da cidade. a única parada que fizemos foi no Coliseu. Com pouco tempo, não conseguimos entrar e conhecer o interior. Mas a grandiosidade e imponência já impressionaram sem nem mesmo termos entrado.

Finalizado o City tour, seguimos a pé para o Vaticano. Quando fiz a pesquisa para a viagem, descobri um site que vende antecipadamente os tours com guia. O mais legal é que você “fura” a fila, das pessoas que estão no local por conta própria (todo tour guiado funciona desta forma). Se quiser conhecer mais sobre o site, clique aqui.

Compramos o tour pelo Vaticano neste site. Por e-mail, eles nos enviaram o ponto de encontro e o horário para estarmos lá. Logo algumas pessoas começaram a aparecer por lá, e percebemos que não éramos os únicos que tinham fechado o tour desta forma. Pontualmente, a guia encontrou conosco no local combinado, e iniciamos o tour pelo Vaticano.

 

Como tudo lá dentro é lindo e conservado. Ficamos imaginando estas peças de milhares de anos lá expostas…as pinturas nos tetos, as estátuas, os quadros! Que impressionante…desde o filme do Dan Brown (Anjos e Demônios) eu sonhava em conhecer esse lugar. Claro, as visitas acontecem somente em uma parte do Vaticano – a maior parte dele não é aberta ao público. Eu só tive uma frustração, mas foi tudo culpa da alta expectativa que eu tinha (igual a da Monalisa): a Capela Sistina é bem menor do que eu imaginava! É claro, como eu disse, a culpa é toda minha. Mesmo menor do que a expectativa, fiquei imaginando Michelangelo pintando todas aquelas paredes por dias, em cima de andaimes, muitas vezes em pé…não é para qualquer um! O que mais me impressionou neste tour foi a Basílica de São Pedro. Ela é muito grande, cheia de detalhes, e no meio da bagunça de turistas, rolava uma missa mais a frente, isolada da multidão. Demais!

 

Ficamos 4 horas dentro do Vaticano, e não conseguimos conhecer tudo. Mas saí de lá muito feliz pois valeu muito a pena e eu não esperava que fosse gostar tanto.

 

TERCEIRO DIA

Nós descobrimos, durante nossa pesquisa, que em Roma acontece um Mercado de Pulgas (Porta Portese). Tem de tudo: roupa, comida, ferramenta, coisas antigas, móveis, decoração, etc. Passamos a manhã andando na feira de pulgas, que tem muita coisa baratinha.

Depois começamos a caminhar pela cidade e pudemos notar logo de cara que em Roma, cada rua é uma surpresa. Passamos pelo Castelo de Sant’Angelo, várias praças, e o Pantheon. Deve ser o máximo morar nessas ruelas cheias de história, e ao lado de monumentos tão importantes que conhecemos desde o nosso primeiro livro de história.

Na nossa última noite, ficamos na Piazza Navona (onde está localizado o consulado brasileiro). Lá é muito gostoso, ficam vários artistas de rua fazendo caricaturas, vendendo quadros, tocando música. Jantamos em um restaurante lá mesmo, e esta foi nossa despedida de Roma.

DSCF1844
Castel Sant’ Angelo visto de longe
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s