Florença, o tempo nunca é suficiente!

Esta é a cidade mais charmosa que eu visitei na Europa. Em cada quarteirão tem alguma coisa interessante que te obriga a parar e gastar tempo observando/admirando.

Antes de entrar em Florença, paramos em um viewpoint (Piazzale Michelangelo) para uma vista panorâmica da cidade. Normalmente a impressão que eu tenho quando vou em viewpoints é de que tem um monte de construção lá embaixo, que eu não faço idéia do que é. Não foi o caso. Você consegue ver os principais edifícios, e por algum motivo que não sei explicar, Florença me cativou a partir dali. É uma das vistas mais lindas que eu presenciei na minha vida.

Descemos e fizemos um tour a pé, parando nos principais pontos da cidade. Já de cara paramos na Catedral Santa Maria del Fiore (Duomo di Santa Maria del Fiore). É a catedral mais bonita que eu já vi, cheia de detalhes e tão grandiosa que mal coube no enquadramento da foto. Ela é tão grande, que comporta até 30 mil pessoas.

Continuando a caminhada, além de todos os detalhes ao longo do caminho, chegamos na Piazza della Signoria. Nesta praça pudemos ver o  Palácio Velho (Palazzo Vecchio), que hoje em dia é sede da prefeitura; a Loggia dei Lanzi (ou Loggia della Signoria), e dentro deste edifício ficam diversas estátuas com seus significados muito particulares (Perseus, Hercules, entre outros); a Fontana de Netuno, além de outras estátuas e edifícios ao redor da praça.

Depois, em uma rua próxima passamos pela loja do Gepeto, onde é possível comprar vários bonecos do Pinóquio.

 

Próximo dali, existe uma marca que menciona a enchente de 1.966 em Florença. Foi a pior inundação que aconteceu na cidade, onde em um dia caiu uma quantidade de água equivalente a um terço da média anual. A enchente destruiu o centro histórico da cidade, e todo o entorno do Rio Arno.

Descendo mais um pouco a rua (cheia de galerias e lojas para compras), chegamos à beira do rio e passamos pelo Museo Galileo, e ficamos sentamos na sombra dentro da Galeria Uffizi, observando as estátuas. De volta à caminhada, fomos até a Ponte Vecchio e atravessamos o rio por ela. É praticamente uma galeria a céu aberto, com várias lojas e abarrotada de gente.

Do outro lado, conhecemos o Pitti Palace mas logo voltamos todo o caminho para almoçar. Logo encontramos um restaurante supre gostoso na rua que leva até a Piazza della Signoria. Comemos 2 risotos que estavam ótimos!

No retorno, conhecemos a Basilica de Santa Maria Novella. Nos arriscamos a caminhar até a estação e pegar um ônibus até o hotel. Não demorou muito para desistirmos – o calor estava demais. Apelamos para o taxi, e logo estávamos no hotel.

Não dá para conhecer Florença em um dia. Nós vimos muita coisa, mas com pouca qualidade e deixamos muita coisa pra trás. Mais uma cidade para colocar na lista de “precisamos voltar”.

Deixe um comentário