Uptown

Nova Iorque é uma cidade tão diversa, que fica até difícil combinar tudo que tem para fazer em um roteiro só. Minha prima mora na baía de New Jersey, então tive algumas oportunidades de explorar uma das cidades mais famosas do mundo – aqui nesse post vou contar um pouco sobre o que tem para fazer na região de Uptown.

Uptown é a região acima de 59th Street, que inclui áreas como Upper West Side, Upper East Side e Harlem, e tem como pontos turísticos o Central Park, Guggenheim Museum e Columbia University, por exemplo. Em comparação com Downtown e Midtown, foi o lugar que eu menos explorei nas vezes que visitei a cidade.

O Central Park é um pedacinho de natureza no meio da selva de pedra. Ele é um parque que foi construído artificialmente, e possui uma área de 843 acres. A programação de eventos e atrações estão disponíveis no site oficial do parque (para entrar clique aqui). No site também existe o mapa do parque disponível para download. Quem vê pensa que o Central Park se resume em 843 acres de árvores e pista de corrida. Se você pensa assim, está muito enganado! Existem várias atrações dentro do parque, como:

  1. Central Park Zoo: zoológico onde você pode ver animais de vários lugares do mundo.
  2. Wollman Rink: pista de patinação no gelo; patinar ali é uma tradição em NY.
  3. Obelisk: Obelisco, também conhecido como “Agulha de Cleópatra”, tem 3500 anos e é o objeto mais antigo do Central Park feito pelo homem.
  4. Reservoir: reservatório de água construído para abastecer temporariamente a cidade de água.
  5. Carousel: o carrossel, que existe no Central Park desde 1871.
  6. Strawberry fields: memorial para John Lennon

Existem outros pontos importantes no parque além dos que eu mencionei acima, então vale a pena baixar o mapa no celular e explorar ao máximo estes 843 acres de natureza.

De frente com o Central Park, está o American Museum of Natural History. O preço do ingresso é sugerido (USD 22 – referencia de 2013), mas nos guichês na entrada do museu você pode pagar um valor menor, já que é uma sugestão de valor. A renda é convertida na manutenção do museu. Você vai ver muitos animais empalhados, objetos de povos antigos, mas o que mais chama atenção é a parte dos animais marinhos – onde tem uma réplica de baleia azul de verdade que tinha 94 metros; e também os fósseis de dinossauro no último andar, onde está localizado o T-Rex de 15 metros.

Quase na mesma altura do Central Park, mas do lado oposto, está localizado o The Metropolitan Museum of Art. A entrada neste museu também tem um valor sugerido (USD 25 – referencia de 2013). Este é um dos maiores e mais importantes museus de arte do mundo. Possui muitos objetos antigos (gregos, romanos e egípcios) e obras de Van Gogh, Velásquez, Michelangelo, entre outros.

Nessa região você também vai encontrar os seguintes lugares, que eu não conheço ainda:

  • The Metropolitan Museum of Art (Met): um dos maiores museus do mundo
  • Harlem: centro da cultura afro-americana, com o Apollo Theater
  • Columbia University: prestigiada universidade em Morningside Heights
  • Guggenheim Museum: museu de arte moderna

Tem interesse em saber mais sobre as outras regiões de Manhattan? Confere nossos posts sobre Downtown e Midtown, disponíveis aqui no blog.

Um comentário

Deixe um comentário