Quando você ouve o nome “Gouda”, a primeira coisa que vem à mente é o famoso queijo, e com razão. Mas essa charmosa cidade holandesa, a apenas uma curta viagem de trem de Utrecht ou Roterdã, tem muito mais a oferecer. Gouda é um destino perfeito para um bate-e-volta, combinando história, arquitetura deslumbrante e, claro, muitas delícias gastronômicas.
Você não precisa mais do que uma manhã para caminhar pelo centro histórico de Gouda.
A atração mais famosa de Gouda é, sem dúvida, o seu Mercado de Queijo, realizado nas manhãs de quinta-feira de abril a agosto, na praça principal (Markt). Produtores de queijo e comerciantes usam trajes tradicionais e recriam a antiga tradição de venda e troca do queijo. A praça fica cheia de pilhas de queijo, e você pode ver as negociações sendo feitas à moda antiga.
O Markt é o centro de tudo em Gouda. Além de ser o palco do mercado de queijo, a praça é cercada por edifícios históricos espetaculares, como a Stadhuis (Prefeitura): um dos edifícios mais bonitos da Holanda, e De Waag (Casa de Pesagem do Queijo): localizado na frente da prefeitura, este prédio histórico era onde os queijos eram pesados para garantir a qualidade e o preço justo. Hoje abriga o Museu do Queijo, um ótimo lugar para aprender sobre a história da produção local. É no Markt que voce poderá visitar a fábrica mais antiga de stroopwafel em atividade, a Kamphuisen Siroopwafelfabriek – fundada em meados de 1810.
É impossível passar batido pela Sint-Janskerk (Igreja de São João): essa é a igreja mais longa da Holanda e famosa por seus incríveis vitrais renascentistas, conhecidos como “Gouda Windows”. A riqueza de detalhes e as cores vibrantes dos painéis de vidro são de tirar o fôlego.









Gouda prova que uma cidade pode ser pequena, mas rica em história e beleza. Se você quer fugir da agitação e mergulhar em uma experiência autêntica, esta é a cidade perfeita para o seu próximo roteiro de viagem pela Holanda.