Salzburgo

A chegada à cidade de Salzburgo foi como entrar em uma cena de filme. Não é à toa que este lugar serve de cenário para o clássico “A Noviça Rebelde”. Da fortaleza de Hohensalzburg no topo da montanha, à fluidez do rio Salzach que corta a cidade, Salzburgo é como uma sinfonia visual. A cada passo, é possível sentir a harmonia perfeita entre história e natureza.

O centro histórico, ou Altstadt, é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996, testemunho de mil anos de desenvolvimento. A cidade foi governada por príncipes arcebispos que acumularam vasta riqueza e poder, e foi essa elite que financiou a construção de suas mais de 35 igrejas e catedrais barrocas – um número impressionante para uma cidade de apenas 150 mil habitantes. Foi aqui que Wolfgang Amadeus Mozart nasceu e passou 25 anos de sua vida, deixando um legado que atrai mais de 6,5 milhões de visitantes anualmente.

No mapa você vai encontrar o caminho que fizemos:

A caminhada inicia nos Jardins de Mirabell, um exemplo deslumbrante da arquitetura barroca. Com suas flores coloridas, simetria impecável e estátuas mitológicas, é o cenário de diversas cenas do filme “A Noviça Rebelde”. Próximo à entrada do jardim, está a Mozart-Wohnhaus, que é a casa onde Mozart viveu entre seus 17 a 25 anos, junto de sua família – atualmente abriga um museu, sendo necessário pagar ingresso para visitá-la.

É necessário atravessar a Marko-Feingold-Steg, ponte cheia de cadeados que leva até o outro lado do rio, e uma das paisagens mais bonitas de Salzburgo. A poucos metros de caminhada, você vai encontrar a Getreidegasse: rua de compras mais famosa, com seus antigos letreiros de ferro forjado que são verdadeiras obras de arte. Ali, no número 9, está a Mozarts Geburtshaus, local de nascimento de Mozart em 1756, e que também abriga atualmente um museu, sendo necessário adquirir ingresso para visitar.

Seguindo adiante, você vai chegar no Alter Markt (Antigo Mercado): uma praça menor, mas igualmente charmosa, perfeita para uma pausa em um de seus tradicionais cafés. A caminhada te levará para o DomQuartier Salzburgo, onde você vai encontrar os principais edifícios do centro barroco da cidade, que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. A visita é uma experiência única, pois permite que você faça um tour completo pelos seguintes locais:

  • A Residência de Salzburgo (Residenz): Antigo palácio e sede dos príncipes-arcebispos, com salões de gala deslumbrantes que exibem a arte e o estilo de vida da época, do Renascimento ao Classicismo. Foi aqui que Mozart, ainda criança, realizou seu primeiro concerto na corte.
  • A Galeria da Residência (Residenzgalerie): Uma galeria de arte que abriga obras-primas da pintura europeia dos séculos XVI a XIX, com destaque para artistas holandeses, italianos, franceses e austríacos.
  • A Catedral de Salzburgo (Dom): Um magnífico exemplo de arquitetura barroca. O passeio pelo DomQuartier oferece vistas privilegiadas do interior da catedral, incluindo o órgão e a nave principal.
  • O Museu da Catedral (Dommuseum): Onde você pode ver tesouros e objetos litúrgicos da Arquidiocese de Salzburgo.
  • O Museu de São Pedro (Museum St. Peter): Abriga as coleções de arte do mosteiro beneditino de São Pedro, o mais antigo em atividade no mundo de língua alemã.

Um pouco mais discreta, a Mozartplatz fica no coração da cidade, e abriga uma grande estátua em homenagem a Mozart. O circuito termina em uma das laterais da Catedral de Salzburgo, de onde é possível ver de a Fortaleza de Hohensalzburgo dominando a paisagem de Salzburgo. É o ponto turístico mais icônico da cidade, construída no topo de uma montanha, sendo uma das maiores e mais bem preservadas fortalezas medievais da Europa. Um bondinho (cable car) te leva até o topo, de onde a vista panorâmica da cidade, do rio e das montanhas é de tirar o fôlego. É um lugar que não apenas oferece história, mas uma perspectiva inigualável de toda a beleza de Salzburgo.

Deixe um comentário