Hallstatt

Hallstatt é um destino digno de um cartão-postal. Localizada na região central da Áustria, às margens do pitoresco lago Hallstätter See e rodeada pelas imponentes montanhas do Salzkammergut, esta pequena cidade tem uma beleza natural tão impressionante que a tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa área é conhecida por sua história milenar de mineração de sal, que deu origem à famosa Cultura de Hallstatt na Idade do Ferro. Desde amantes da natureza, até aficionados por história, Hallstatt oferece opções para todo tipo de viajante.

A partir de Salzburgo é possível chegar em Hallstatt de trem – chegando na estação de Hallstatt Bahnhof, será necessário fazer a travessia para a outra margem do rio de barco. Também é possível ir de carro, mas tenha em mente que a cidade é muito pequena e dependendo do dia e horário, você pode ter que estacionar bem longe (até 3 km de caminhada) ou até não consiga encontrar nenhuma vaga disponível.

No mapa estão marcados os pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro:

O ponto de partida do mapa é o estacionamento P2, que é o mais próximo do vilarejo e não tem limite de tempo (mas é pago). A poucos metros você vai passar na frente do Salzwelten Shop & Infocontainer Hallstatt, que é onde você adquire o ingresso para o cable car, que te leva até o Skywalk: plataforma com vista para o lago, e Salzwelten: a mina de sal. Animais de estimacao são permitidos no cable car, entretanto é obrigatório o uso de focinheira e guia.

Entrando pelo vilarejo, logo no começo você vai encontrar a Marktplatz, onde estão a fonte e as casas coloridas ao fundo. Seguindo adiante está a Beinhaus, a famosa casa de ossos – devido ao pouco espaço para cemitérios, o ossuário abriga mais de 1.200 crânios e ossos decorados. E como ponto final deste percurso, você vai observar uma pequena multidão de pessoas no local de onde são tiradas as icônicas fotos de Hallstatt – na altura da casa amarela, o local no Google é o Aussichtspunkt Hallstatt.

Na parte de trás da Marktplatz é possível subir uma escadaria – relativamente longa, e também apreciar a vista da cidade de cima. Se você chegar até a estradinha no topo e seguir caminhando por ela, vai ficar bem próximo da Cachoeira Hallstätter.

Um passeio complementar é seguir com o carro (ou atravessar de barco) até Obertraun, e passar um tempo à beira do lago e até mergulhar mas águas geladas, se você tiver coragem, na Strandbad Obertraun/Gemeinde Obertraun. Existe um local específico onde animais de estimação são permitidos, então fique atento às placas.

Você não precisa mais do que 1 dia para conhecer essa cidade incrível. Hallstatt nos faz lembrar que podemos nos surpreender até mesmo com lugares que já vimos diversas vezes por foto. Sem dúvida, esta viagem é uma experiência memorável e, que certamente, vale a pena repetir.

Deixe um comentário