Como falar sobre Barcelona, e não pensar em Gaudí? A cidade está repleta das obras desse grande arquiteto espanhol, e nós pudemos visitar pela primeira vez algumas de suas obras mais famosas, durante nossa viagem. Mas Barcelona vai além de Gaudí – e explorar a Ciutat Vella (Bairro Gótico) a pé vai mostrar um lado da cidade que é cheio de riquezas escondidas.
No mapa abaixo está o roteiro a pé que percorremos:
Iniciamos nosso passeio em uma das igrejas mais badaladas do mundo, a famosa obra de Gaudí: Basílica da Sagrada Família. Nós compramos o ingresso no site oficial com algumas semanas de antecedência – por ser um dos lugares mais concorridos de Barcelona, vale a pena se antecipar e garantir que você vai conseguir entrar. Existem 4 tipos de ingresso: o mais simples dá o direito à entrada, e baixando o aplicativo você tem acesso ao áudio tour; o tour completo inclui a visita em uma das torres, com uma vista linda da cidade de Barcelona. Independente de qual tour voce vai escolher, não deixe de visitar o interior da Basílica – é de tirar o folego!



Seguimos a pé praticamente em linha reta, até a Casa Milà (site oficial). O processo de construção de mais essa obra de Gaudí foi bem polemico na época, e inicialmente era utilizada como residência. Depois de anos de abandono, passou a ser Patrimônio Mundial da Unesco. Dali nós seguimos pela Passeig de Gràcia, uma das principais e mais famosas avenidas da cidade, e chegamos na Casa Batlló (site oficial), outra obra de Gaudí e que também era utilizada como residência no passado. Ao final da Passeig de Gràcia, está a Plaza de Catalunya, onde pudemos apreciar uma taca de vinho, acompanhada de comidas locais em uma feira que acontecia ali.




Caminhamos pela La Rambla, um calçadão cheio de artistas de rua, barraquinhas de comida e souvenir, e rodeada de restaurantes e cafés. Pouco depois do final do calçadão, está o Mercat de la Boquería: um mercado municipal com barracas de frutas, frios e carnes, onde também vale uma parada para almoçar – infelizmente no dia que estivamos por lá, estava fechado. Do outro lado da avenida, acessamos a Ciutat Vella (Bairro Gótico) – centro histórico com ruas estreitas, e cheias de pontos interessantes para conhecer.








Seguimos em direção ao mar, passamos pelo Monument a Colom, onde fica uma estátua de Cristóvão Colombo, e caminhamos pela Rambla de Mar: uma ponte de acesso ao Port Vell, área do porto antigo, e a um centro comercial (shopping) que fica em uma “ilha”, rodeado de água.
Dali nós partimos para o último ponto do nosso roteiro, o Park Güell (site oficial). Assim como a Sagrada Família, vale a pena comprar os ingressos com antecedência pois é um local muito procurado pelos turistas. Eu achei que valeu MUITO a pena comprar o ingresso com guia, pois pude conhecer muito sobre o contexto do trabalho de Gaudí. O proprietário do terreno, Eusebi Güell, contratou Gaudí para realizar o projeto de construção de edifícios residenciais na área – que se tornou um fracasso já que não houve muito interesse da alta elite em ter uma casa tão afastada do centro da cidade. Por fim, o terreno foi doado para a prefeitura, com a condição de que o terreno nunca fosse revendido, e que jamais se tornasse uma área residencial/comercial – o valor do ingresso é utilizado na manutenção do local e dos edifícios dentro do parque.



Se você tiver mais tempo disponível, é possível incluir outras atrações no seu roteiro:
- Praia de Barceloneta: é a praia mais famosa da cidade, onde é possível fazer uma caminhada no calçadão que leva até o porto
- Palau de la Musica Catalana: com uma arquitetura singular, as salas de concerto abrigam espetáculos musicais da cidade
- Mercado de Santa Caterina: primeiro mercado municipal da cidade, similar ao La Boquería porém menos turístico
- Museu Picasso: neste museu você vai encontrar obras da época em que Picasso viveu em Barcelona
- Montjuic: montanha com um parque cheio de mirantes e atrações culturais, acessível por teleférico ou de ônibus. Lá em cima está localizado o castelo, um dos mirantes que antigamente era utilizado como fortaleza
- Camp Nou Tour (Estádio do Barcelona): aos fãs de futebol, é possível comprar com antecedência o ingresso para um tour pelo estádio do Barcelona