Tivemos o privilégio de conhecer Madrid, acompanhados de uma amiga espanhola que nasceu na cidade e o marido noruegues, que atualmente moram por lá. Por esse motivo, chegamos lá sem muitas expectativas, já que não fizemos nenhuma pesquisa sobre os lugares que poderíamos visitar; com excecao da visita no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid.
Madrid é a capital e maior cidade da Espanha, transborda uma vibe de cidade grande, cheia de movimento e com muita gente na rua. Madrid é também pano de fundo de La Casa de Papel, uma das séries mais populares da Netflix.
No mapa nós apontamos os principais pontos que visitamos, e o roteiro da caminhada que fizemos pela cidade.
Iniciamos nosso passeio na Plaza de Cibeles, onde estao os edifícios: Ayuntamiento de Madrid, atual prefeitura e antigo prédio dos correios; e Banco de Espana, fundado em 1782 e protagonista da série La Casa de Papel, com a ressalva de que as filmagens internas não foram feitas no banco, por questoes de seguranca.



Continuamos na Calle de Alcalá em direcao ao Edificio Metrópolis, até chegar na praca Puerta del Sol, onde estao várias estátuas relevantes; o famoso Kilometro Cero, ponto inicial de contagem da quilometragem das principais estradas de Madrid; a Real Casa de Correos, edifício mais antigo da praca; e o outdoor do Tio Pepe (marca de uma bebida local), o único que permaneceu dentre diversos outros que existiam na praca, e que virou monumento nacional para os madrilenos.



Seguimos até a Plaza Mayor, palco de eventos importantes na cidade no passado. Ao centro está a estátua do Rei Felipe III, e é rodeada de cafés, bares e restaurantes. Nós paramos no La Torre del Oro para comer tapas e beber uma cerveja. Entramos no Mercado de San Miguel, construído em 1916 com o objetivo de organizar os vendedores que anteriormente ficavam na rua, atrapalhando o transito, atualmente possui vários estandes e bares/restaurantes que oferecem diversos tipos de comida.





Dali caminhamos pela Cava de San Miguel e continuamos nosso tour gastronômico. Nós experimentamos a famosa tortilla e a croqueta de presunto no Mesón de la Tortilla, e depois paramos no Mesón del Champinón e experimentamos um cogumelo recheado muito gostoso – acompanhado de vermut!
Para você que gosta de experimentar as comidas típicas da região – Atenção! Por toda a cidade você vai ver placas na frente de restaurantes mais tradicionais com os dizeres: “Não vendemos paella”. A Paella é uma comida típica da região litorânea da Espanha, e os madrilenses não gostam de ter que explicar isso toda vez que alguém entra no restaurante.








Nossa próxima parada foi na Calle de la Cava Baja, uma rua super deslocada cheia de restaurantes e muitos pubs – dá até para fazer um pubcrawl! Passando pela Plaza San Andrés e a Iglesia de San Andrés Apóstol, chegamos na Plaza de la Armería onde estão localizados a Catedral de Santa María la Real de la Almudena; e o Palácio Real de Madrid, a residencia oficial do Rei da Espanha – atualmente a Família Real vive em outro palácio. Terminamos esse dia na Plaza de Oriente, que fica entre o Palácio e o Teatro Real. No centro existe uma estátua de Felipe IV, escoltada por estátuas de outros 20 reis espanhóis.








Antes de ir para Madrid, comprei ingressos no site para visitar o estádio do Real Madrid, Santiago Bernabéu. Se você gosta de futebol, assim como eu, é uma visita imperdível – você vai passar por várias salas que contam a história vitoriosa do clube, além de poder experimentar a vista da arquibancada (que é super íngreme!).




Madrid com certeza superou as expectativas! Uma cidade super diversa, cheia de vida e de experiencias locais para você explorar.