Gante

Incluímos Gante no nosso roteiro de 4 dias de viagem de carro pela Bélgica sem grandes expectativas. Inicialmente nós decidimos passar pela cidade pois está localizada entre 2 cidades que queríamos visitar: está a 1 hora de carro de Bruxelas e a 40 minutos de Bruges; mas preciso ser honesta: apesar da chuva que nos acompanhou praticamente o dia inteiro, Gante foi uma grata surpresa. Por ser uma cidade universitária, tem um ambiente descontraído e uma vida noturna agitada, ao mesmo tempo que tem muita história.

Essa foi nossa rota a pé, depois de pesquisar um pouco o que poderíamos conhecer:

Estacionamos o carro em um estacionamento subsolo, e iniciamos nosso passeio na praça Sint-Baafsplein, onde estão localizados: Sint-Baafskathedraal (Catedral de São Bavão), muito popular por abrigar The Ghent Altarpiece, obra feita pelos irmãos Van Eyck com cenas da Bíblia; e Het Belfort van Gent (Campanário de Gent), que além de avisar a hora, funcionou como torre de vigilância e abriga artigos importantes da história de Gante.

Seguimos a caminhada pela Stadhuis Gent, prefeitura de Gante, e atravessamos a Graffitistraat, um beco cheio de grafites. Chegamos na praça Vrijdagmarkt, rodeada de cervejarias e restaurantes, é onde está a estátua em homenagem a Jacob van Warteveld, um estadista, empresário e líder político flamengo do início do século XIV. Dali, atravessamos o rio e chegamos em Patershol, uma região cheia de prédios medievais, que abrigam restaurantes de diferentes nacionalidades, galerias de arte e cervejarias.

Próximo dali está o castelo Gravensteen, que além de sua relevância histórica, é o único castelo medieval com fosso que ainda existe na região de Flanders. Atravessamos a ponte Vleeshuisbrug, e avistamos uma fila bem grande próxima à praça Groentenmarkt, na frente do Groot Vleeshuis, um antigo mercado de carnes que está atualmente fechado. Ali experimentamos a melhor batata-frita com carne cozida na cerveja que comemos na Bélgica, na Frituur Bij Filip – valeu a pena ficar na fila.

Seguimos a caminhada dali até Graslei, um centro histórico com vista para o outro lado do rio (Korenlei) – é aqui que estão os edifícios históricos que compõe uma paisagem linda com o rio Lys. Caminhamos até a Sint-Michielsbrug (tem um banheiro gratuito embaixo dela) e cruzamos até a igreja Sint-Michielskerk. Cruzamos a ponte de volta e sentamos em um dos bares próximos dali na avenida para tomar uma cerveja belga.

Iniciando o retorno para o estacionamento, passamos pela igreja Sint-Niklaaskerk, um dos edifícios mais antigos e importantes de Gante, foi construída no século 13 e está próxima a Korenmarkt, antigo centro de comércio de grãos.

A chuva atrapalhou um pouco o nosso passeio, porém Gante é uma cidade incrível, e vale muito a pena incluir no seu roteiro!

Deixe um comentário