Localizada ao Norte da Bélgica e a 1 hora de carro de Bruxelas, a Antuérpia é conhecida como o centro mundial do diamantes, uma vez que 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados são negociados na cidade. Incluímos a cidade no roteiro da nossa viagem de carro de 4 dias pela Bélgica, com nossas 2 cachorrinhas, e foi
No mapa abaixo em azul está o nosso percurso a pé pelo centro da cidade, e em seguida falaremos mais sobre os lugares que passamos.
Nós iniciamos nosso dia pelos lugares que estão mais afastados do centro:
- Rivierenhof: este parque estava muito próximo do nosso Airbnb e aproveitamos para passear um pouco com as doguinhas em um ambiente com mais natureza. Dentro do parque tem um castelo com a fachada linda, mas que não visitamos.
- Station Antwerpen-Centraal: vale muito a pena conhecer a parte interna da estação central, é uma das mais lindas que eu já vi.
- Chocolate Nation: como ir para a Bélgica, e não provar o chocolate? Este é um museu muito interessante, que oferece degustação no final da visita.






Seguimos para o centro da cidade, estacionamos o carro, e iniciamos nossa caminhada pela região. Ainda próximo ao carro, encontramos uma pequena entrada que dava na Sint Nicolaasplaats, uma praça onde ficava um antigo asilo e que atualmente funciona como um centro cultural. Dali, passamos pela Saint Charles Borromeo Church, uma igreja barroca onde é possível fazer uma visitação às criptas no subsolo, se agendado com antecedência.



Seguindo adiante, nós chegamos na Catedral de Nossa Senhora, que é enorme e nos arredores tem alguns restaurantes e bares onde você pode sentar e apreciar a paisagem tomando uma cerveja belga. Na frente da igreja está a estátua de Nello & Patrasche Statue, personages principais da novela A Dog of Flanders, escrita em 1872 por British Ouida durante uma viagem pela Antuérpia.




Continuando a caminhada, chegamos na Groenplaats, praça onde acontecem as feiras de Natal, e onde está a estatua de Peter Paul Rubens, um pintor relevante da Antuérpia. Passamos pela Vrijdagmarkt, onde acontece uma feira de pulgas em alguns dias da semana, e conseguimos passar pelo Vlaaikensgang, um beco que ficou muito popular no Instagram, praticamente sozinhos!




Seguindo o roteiro, passamos na frente do DIVA, museum voor diamant, juwelen en zilver, o museu do diamante, e visitamos o Het Steen, uma fortaleza medieval que fica à beira do rio. Já retornando para o carro, passamos pela viela Stoelstraat, cuja arquitetura chama muita a atenção, e terminamos no Grote Markt onde está a Câmara Municipal de Antuérpia.




Para quem tem interesse em conhecer os museus e tem mais tempo para explorar, aqui vai uma lista de locais que você pode incluir no seu roteiro:
- Museu da Moda da Província de Antuérpia
- Havenhuis: edifício icônico em formato de diamante
- Museum Aan de Stroom: museu sobre a história e cultura da Bélgica
- Stadspark: o Central Park da Antuérpia
- Rubenshuis: antiga residencia de Peter Paul Rubens, pintor icônico da Antuérpia
- Paleis op de Meir (Koninklijk Paleis): palácio real, que já foi propriedade de Napoleão Bonaparte
- Middelheim Museum: museu de arte moderna a céu aberto
- De Koninck: cervejaria, tem um centro de experiências onde você pode realizar um tour guiado, aprendendo sobre a cerveja e degustando pães, queijos, chocolates e carnes.
- Cogels-Osylei: rua com casas pitorescas e cafés