Giethoorn

Giethoorn é um vilarejo localizado na província de Overijssel, fundada por volta de 1230 d.C.e que ficou famosa em 1958 após o cineasta holandês Bert Haanstra fazer a comédia Fanfare no local. Giethoorn é carinhosamente apelidada de “Veneza da Holanda”, devido aos inúmeros canais que existem na cidade.

Fizemos uma viagem de carro de aproximadamente 2 horas e meia a partir da Alemanha; se você está em Amsterdã, é possível chegar lá de transporte público (você pode encontrar vários relatos em outros blogs explicando o percurso), ou de carro em 1 hora e meia.

Chegamos em Giethoorn por volta das 10:30-11:00 da manha, e estacionamos em um local que fica a 10 minutos de caminhada do início do passeio a pé pelos canais, chamado Parkeerplaats Giethoorn & Bootje huren. É um só colocar no Google que você tem a localização exata, e não é necessário pagar para parar o carro lá. Existem outros estacionamentos mais próximos da zona de passeio, vale dar uma pesquisada pois alguns deles são pagos.

Apesar de estar um pouco fora do centro, a vantagem do estacionamento que paramos (além de ser de graça) é que logo na frente está uma empresa de aluguel de barcos. Os barcos são elétricos, muito simples de operar e não é necessário nenhum tipo de licença para navegar pelos canais. Eles oferecem 4 tipos de rotas: 1 hora e meia, 2 horas, 2 horas e meia e 3 horas – e o preço varia de acordo com a rota que você escolher. Nós optamos pela rota de 2 horas, e pagamos 75€ para 2 pessoas (não foi cobrado nenhum valor adicional pelas nossas doguinhas). É possível alugar o barco com antecedência online através do site oficial de Giethoorn, existem várias opções e preços disponíveis.

O clima estava super agradável, o frio do Outono com o sol brilhando no céu. Passamos por um lago enorme, onde tem muitos cisnes e uma pequena ilha onde você pode descer. O retorno passa pelo meio do vilarejo, e em 2 horas conseguimos fazer 1 volta e meia nesse percurso.

Depois de devolvermos o barco, seguimos caminhando pela beira dos canais. Existem muitos restaurantes e lojinhas mais ao centro, tem inclusive o Museum ‘t Olde Maat Uus que mostra como era a vida no vilarejo a 100 anos atrás.

Nós ficamos encantados com Giethoorn, e achamos um ótimo passeio para aqueles que querem fazer algo além de Amsterdã durante a viagem pela Holanda.

Deixe um comentário