Cochem

Cochem é uma cidade de 5.000 habitantes, localizada no Vale do Rio Mosel. É uma das 12 cidades que compõe a região chamada Renânia-Palatinado (Rhineland-Palatinate), e além de ter preservado as construções medievais, é muito conhecida por fazer parte de uma das regiões vinícolas mais conhecidas da Alemanha, e pelo icônico Castelo Reichsburg localizado no topo de uma colina. 

Nós estacionamos nosso motorhome do outro lado do Rio Mosel (próximo à igreja de St. Remaclus, e atravessamos a Skagerak-Brücke para começar a explorar a cidade.

Josef-Steib-Platz: praça onde estão localizados alguns restaurantes, e que fica próxima ao Enderttor – o mais imponente dos 3 portões que permanecem preservados, construído em 1352 e que temporariamente foi utilizado como prisão. Pertinho dali está o Museu da Mostarda (Historische Senfmühle Dehren GmbH), mas nós não fizemos a visita. 

St. Martin: existem indícios de sua existência em escrituras datas em 1130, mas que foi completamente destruído por bombas em 1945. É impossível não avistar a torre da igreja St. Martin ao adentrar no centro histórico (construída entre 1959 e 1963).

Marktplatz: rodeada por cafés, restaurantes e lojinhas, é o local onde acontecem eventos como o mercado de rua e o mercado de Natal. Subindo uma das ladeiras, você vai chegar em Balduinstor – parte da antiga muralha da cidade que foi preservada.

Castelo de Cochem (Schloss Reichsburg): nós subimos até o castelo a partir da cidade através de uma trilha de 10-15 minutos, que é íngreme, mas relativamente bem estruturada. Nessa trilha você passa obrigatoriamente pela Pestkapelle St. Rochus, uma pequena capela. No site oficial do castelo tem detalhes de como subir de ônibus, e quando chegamos lá em cima, também observamos um estacionamento para carros, mas com poucas vagas. A visita guiada custa 8,50€ por pessoa, e são geralmente em alemão. Existem horários específicos para o tour em inglês, que podem ser consultados no site do castelo. 

Moselpromenade: no caminho de volta, nós passeamos pela calcada que beira o rio Mosel, que é muito bonita e proporciona uma vista linda do castelo.

Nós conhecemos grande parte da cidade em uma manhã. Se você tiver mais tempo e vontade, existem várias trilhas na região que parecem ser bem legais de fazer, além do Sesselbahn – um teleférico que leva até o Pinner Kreuz, um viewpoint com vista panorâmica da cidade. 

Deixe um comentário