Mainz

Mainz é a capital da região alemã chamada Renânia-Palatinado (Rhineland-Palatinate), composta por 12 cidades. A cidade fica na confluência dos rios Reno e Meno, e juntamente com Köln e Düsseldorf, é conhecida como capital do Carnaval. Além disso, ao mesmo tempo que está muito próxima de Frankfurt, também está localizada na região dos vinhedos, com muitas vinícolas que produzem vinho local. 

Nós passamos uma manhã caminhando pela cidade, e esses foram os lugares que a gente visitou: 

Mewa Arena: novo estádio do mandante é o Mainz 05, cuja construção foi finalizada em 2011. 

Fastnachtsbrunnen: localizada na Schillerplatz, essa fonte foi fundada como um memorial carnavalesco para a cidade.

Ballplatz: a origem do nome da quadra deriva dos jogos que aconteciam ali, e dos bailes no pátio “Zum Roten Haus”. No centro, está localizada a Fonte das Três Meninas. 

Augustinerstraße: é uma das principais ruas da cidade, com lojas e restaurantes. É lá que está localizada a Augustinerkirche e o Kirschgarten, um quarteirão rodeado de casas com faixada típica alemã. 

Holzturm: a Torre de Madeira é uma das 3 restantes da antiga muralha da cidade, e era usada como torre de vigia e portão de uma prisão. 

Holztor Befestigungsanlage: esse foi nosso ponto de partida para uma breve caminhada à beira do rio Reno. 

Fischtorbrunnen: essa fonte representa a importância que o Reno teve para a população durante séculos como fonte indispensável de alimento e de subsistência (não tiramos fotos).

Gutenberg Museum: Johannes Gutenberg foi o criador da impressão. Sua importância para Mainz é equivalente à de Mozart para Salzburg, e no museu da impressão é possível conhecer mais sobre essa história.

Catedral de Mainz: também conhecida como Catedral de St. Martin, alguns aspectos dela são referência a outros edifícios sacros, como a Basílica de São Pedro em Roma, e a Capela Palatina de Aachen. É um edifício imponente e icônico, localizado no centro histórico da cidade.

Rekonstruierter Markplatz: é a praça que fica ao lado da Catedral, e onde acontece a feira de rua e outros eventos ao longo do ano. De frente para a Catedral, estão alguns cafés e restaurantes cuja arquitetura e fachada antigas estão muito bem preservadas. 

Gutenbergplatz: mais um memorial de Johannes Gutenberg, praça onde está localizada uma estátua em sua homenagem. De frente para a estátua, está o Mainz State Theater. 

É impressionante o quanto Gutenberg está presente em todos os cantos de Mainz, e nós gostamos muito de conhecer a cidade nessa breve visita.

Deixe um comentário