Amsterdã

Eu estive em Amsterdã pela primeira vez em 2011, e estar lá novamente 13 anos depois (sim, 13 anos!!!) trouxe outra perspectiva dessa cidade, que é uma das mais conhecidas e visitadas da Europa.

Antes de chegar lá, a gente resolveu visitar os moinhos de vento que ficam um pouco afastados – é só colocar no Google “Voetveer Zaandijk – Zaanse Schans”. Os moinhos são um charme, e a região é muito gostosa, cheia de lojas de doce e com parada obrigatória na Cheese Farm “Catharina Hoeve”, onde você pode provar os diversos tipos de queijo que eles vendem ali.

A 20 km dali fica Amsterdã. Nós reservamos uma vaga no estacionamento que fica perto da estacão central com algumas semanas de antecedência – fizemos tudo a pé, só voltamos para o carro para voltar para a Alemanha. Nós ficamos 2 dias inteiros, e esses foram os lugares que nós conhecemos:

  • Heineken Experience

Compramos a entrada pelo site (https://www.heinekenexperience.com/en/) no mesmo dia que fizemos a visita – fomos no começo de Março, talvez na alta temporada não tenha tanta disponibilidade assim no curto prazo. Escolhemos o Heineken® Tour, que é o mais simples e custa 23 euros (Março/2024). Vou ser bem sincera: é um caos! É muita gente, e tudo feito a toque de caixa; você é levado de um lugar para o outro, sem saber muito bem o que vai acontecer no próximo comodo. Tem várias atividades interativas e alguns pontos onde eles explicam um pouco da história e como a cerveja é produzida.

No meio do tour você ganha um copo de cerveja, e no final fica um pub, onde você tem direito a 2 cervejas de graça usando as moedinhas que eles te entregam na entrada do tour.

  • Museu da Anne Frank

Esse museu é super disputado, e você pode até dar sorte de ter alguma desistência no dia. Mas para garantir que vai conseguir entrar, precisa comprar o ingresso pelo site com uma certa antecedência (https://www.annefrank.org/en/museum/tickets/) nós pagamos 16 euros por pessoa (Março/2024)

Nós escolhemos o primeiro horário do Sábado, às 9 horas da manha, para conseguir depois aproveitar o dia e não perder tanto tempo na fila do museu. É um tour de áudio guiado, e você passa pelos cômodos onde Anne e sua família ficaram escondidos, até a trágica descoberta e viagem para os campos de concentração.

  • Passeio de barco pelos canais

Existem várias agencias que vendem o ticket para o passeio de barco pelos canais, e compramos os nossos próximos do museu da Anne Frank. Os canais de Amsterdã são encantadores, mas me arrependi um pouco de ter comprado esse passeio. O tour dura 1 hora em um barco fechado, com teto de vidro. Você acompanha a história e detalhes dos lugares por um tour de áudio. Pagamos 17,50 euros por pessoa.

Existem outros tipos de passeio de barco que incluem bebida e o barco não é fechado – acho que vale mais a pena experimentar esses mais diferentes.

  • Passeio a pé pelos canais

Peguei essa dica de roteiro de caminhada na internet, e foi muito bacana pois passamos em várias ruas legais. Durante o percurso encontramos por um acaso o Foodware, um restaurante incrível que tem ótimas opções vegetarianas/veganas. O tempo estava uma delicia, então foi um passeio muito gostoso.

Amsterdã também tem vários museus: Van Gogh, Rijksmuseum, Madame Tussauds, entre outros. E é claro que existem milhares de coffee shops disponíveis se você tiver curiosidade de conhecer, mas tome cuidado: é proibido fumar e beber nas proximidades do Red Light District.

Se tiver tempo sobrando e visitar Amsterdã entre os meses de Março e Maio, não deixe de visitar o Keukenhof: um parque com diversas espécies de tulipas, que na primavera fica todo coberto de flores.

Deixe um comentário