Gjirokaster

06/09/2023 – Quarta-feira

Como previsto, amanheceu chovendo. Ao invés de ir direto para Saranda, que era mais uma praia, tomamos o café-da-manhã no apartamento e decidimos que iríamos para Gjirokaster, que é uma cidadezinha histórica e que poderíamos conhecer mesmo com chuva. Depois de 40 minutos de estrada, fizemos uma parada em Porto Palermo, que também é uma praia que pode ser visitada de barco a partir de Himara. Estacionamos e fomos caminhar, além de visitar o castelo que tem lá.

Seguimos viagem, e depois de pouco mais de 1 hora nós chegamos em Gjirakaster (por volta das 14:00). Como o chão estava molhado e as ruas são bem íngremes, foi bem tenso de subir as ruazinhas. A cidade estava bem cheia (provavelmente todo mundo teve a mesma ideia que a gente), e os policiais estavam bem ranzinzas tentando organizar o transito.

Estava bem difícil de achar vaga na rua, e não encontramos o estacionamento público que um rapaz nos indicou, então estacionamos em um lugar privado – pagamos 750 Lekes. Apesar da chuva de tempo em tempo, foi gostoso: conhecemos o bazar – onde compramos nossos souvernirs da Albânia, comemos uns salgados típicos muito gostosos e depois subimos a pé para o castelo, que é enorme! Durante a subida observamos vários carros com ticket de multa (1000 Lekes).

Ficamos no castelo por volta de 2 horas, porque conforme você vai entrando, parece que nunca vai ter fim. Existem 2 casas de famílias antigas, que são interessantes de visitar caso você se interesse por arquitetura – como tinha que pagar e estávamos bem cansados, decidimos voltar para o carro e seguir viagem.

Saímos de lá por volta das 18:30, e depois de 1 hora de viagem chegamos em Saranda. Ficamos hospedados no Hotel Piccolino, que tem um quarto bem amplo e um banheiro muito aconchegante. Mais tarde jantamos bem próximo do hotel, no Taverna Laberia – foram os pratos mais bem servidos de toda a viagem. Próximo dali tem um mercadinho simpático onde é possível comprar cerveja geladinha, por um preço bem justo.

Deixe um comentário